Passageiros da TAM relatam "pânico geral" e feridos ao desembarcar em SP

Janaina Garcia

Do UOL, em Guarulhos (SP)

Após quase 12 horas de atraso, passageiros do voo da TAM que sofreu uma turbulência na madrugada desta segunda (2) desembarcaram às 17h33 no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, com relatos sobre pessoas feridas e de "pânico generalizado" no interior da aeronave.

Passageiros improvisaram primeiros socorros em voo da TAM

O voo, que chegaria a Guarulhos às 4h55, sofreu uma turbulência intensa por volta da 0h15 e precisou pousar de forma emergencial em Fortaleza, já que 15 pessoas ficaram feridas. Dessas, 12 eram passageiros e três eram tripulantes. Duas passageiras estrangeiras --uma colombiana e uma peruana --tiveram trauma cervical e precisaram ser internadas em hospitais da capital cearense.

Acidentes aéreos no Brasil e no mundo
Acidentes aéreos no Brasil e no mundo

Para o contador Vagner Moreira, 37, a sensação de "pânico geral" durante a forte turbulência foi reforçada pelo que ele considerou demora em informar os passageiros. "O comandante só veio falar alguma coisa após 40 minutos", disse o paulista, que chegou a ver um passageiro grudado no teto. "Imagina viajar até Fortaleza com gente ensanguentada e gritando?", questionou Moreira, um dos 168 passageiros que estavam a bordo do Airbus A330 que havia deixado Madri às 23h10 (horário local).

A TAM não especificou o momento em que o comandante fez contato com a tripulação e com os passageiros, mas alegou que os minutos após a turbulência foram destinados para retomar a normalidade da situação.

O advogado Ricardo Ramires, 33, que perto das 18h tinha pela frente mais uma conexão --ele seguia para Londrina (PR), sua cidade natal --, declarou que "tudo aconteceu muito rápido". "Não deu tempo de o comandante pedir para que colocássemos o cinto. Eu estava meio dormindo e só senti a pancada de uma vez", disse ele, que acrescentou não ter visto feridos graves, já que estava sentando mais à frente. 

"Foi de repente. Então o avião se mexeu duas vezes; parecia que estava caindo", relatou o físico colombiano Andrés Martinez, 30. Diferentemente de Ramires, contudo, ele relatou ter presenciado "várias pessoas feridas na cabeça". "Mas recebi uma atenção muito boa da companhia", fez questão de salientar.  

Mesmo sem sofrer ferimentos, o paraguaio Claudio Leiva, 45, disse ter se assustado bastante. "Foi algo muito terrível. Rezei muito. Pensei até que estivesse do outro lado", disse ele, que também seguiria em conexão a Assunção. 

Já o aposentado Luis Alcade, 80, de Madri, afirmou que foi acordado com a "tremedeira" da aeronave. "Houve uma vibração muito forte, muito forte, até que estabilizamos. Vi feridos", citou. Indagado se estava com o cinto de segurança afivelado, o espanhol respondeu que sim. "Eu estava encolhido!", reforçou, rindo.

Bombeiro ajudou a socorrer feridos

Dos passageiros que desembarcaram em Guarulhos e aceitaram falar com os jornalistas no saguão, o único que afirmou estar sem cinto de segurança durante a turbulência foi o bombeiro Renan Oliveira, 27, de Londrina (PR). Ele teve a perna direita machucada, sem gravidade, e, mesmo assim, ajudou no atendimento às vítimas juntamente com outro amigo paranaense, também bombeiro.

"Fizemos o possível, o que podíamos. Tivemos que improvisar bastante, como fazer um colar cervical com cobertas", exemplificou. Oliveira disse ainda ter presenciado passageiros com a clavícula quebrada e com fraturas, além de tripulantes com outros ferimentos mais leves.

De acordo com o bombeiro, os funcionários da companhia solicitaram apoio de quem tivesse conhecimentos médicos entre os passageiros. Além dele e do amigo, relatou, duas médicas que estavam a bordo também auxiliaram as vítimas. "A gente fez o máximo possível", definiu.

Voo saiu de Madri

Conforme a Infraero, o voo JJ 8065 partiu de Madri às 23h10 (horário local) com destino a Guarulhos, onde deveria chegar às 4h55. Durante o trajeto, foi informado que a aeronave, um Airbus A330, teria de fazer um pouso técnico, o que ocorreu à 1h36. O modelo é semelhante ao da aeronave do voo AF 447, da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

Ainda de acordo com a Infraero, a companhia aérea solicitou atendimento médico a passageiros e tripulantes. "O pessoal da própria Infraero fez o primeiro atendimento, e os passageiros que necessitaram de atendimento em hospitais foram encaminhados pelo pessoal do Samu", informou a assessoria de imprensa da Infraero.

Dos passageiros feridos, nove foram encaminhados para o IJF (Instituto José Frota) --maior posto público de saúde de atendimento de emergência de Fortaleza. Outros passageiros foram levados para hospitais particulares, segundo informou a Infraero. 

O IJF informou que sete pacientes que precisaram ser internados já foram liberados, e que dois seguem internados --a colombiana Tatiana Indira Velandia e a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier.

Tanto a colombiana quanto a peruana sofreram trauma cervical e fizeram raio-x e tomografia durante a manhã. O hospital informou que elas estão conscientes e que o quadro de ambas é considerado estável.

Novo voo da empresa a Guarulhos deixou Fortaleza às 13h50.

Causas do incidente serão investigadas, diz a TAM

Em nota divulgada no final da tarde, a TAM informou que as causas do incidente estão sendo apuradas. "A aeronave, um Airbus A330, foi entregue pela a fabricante à TAM em outubro de 2005. Como toda a frota da companhia em operação --uma das mais jovens do mundo--, está em perfeita condição de voo e cumprindo todos os requisitos de segurança", informou trecho da nota.

Ainda de acordo com o comunicado, parte dos 168 passageiros que enfrentaram a forte turbulência tinha como destino final Fortaleza e, por isso, não embarcou no voo JJ9362, com destino a Guarulhos. Outros foram reacomodados ainda de manhã em voos da companhia e seguiram para seus locais de destino.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos