Topo

"Passageiros foram projetados contra o teto", diz passageiro de voo da TAM

Relembre o acidente da TAM

  • Arte/UOL

    Infográfico mostra como ocorreu o acidente do voo JJ-3054 da TAM

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 13h32

O advogado gaúcho Gustavo Prates disse nesta segunda-feira (2) que viu “muitos passageiros sem cinto, dormindo”, serem “projetados contra o teto do avião” da TAM que fez um pouso de emergência no aeroporto de Fortaleza pouco antes das 2h desta segunda-feira (2).

A aeronave, um Airbus A330, havia deixado Madri, na Espanha, às 23h10 (horário local), com 168 passageiros e 16 tripulantes, segundo a assessoria de imprensa da TAM. A chegada em Guarulhos, prevista para as 4h55, foi interrompida por uma intensa turbulência. Ao todo, 12 passageiros e três tripulantes precisaram de atendimento médico. O voo era o JJ 8065.

“De repente, o avião deu uma baixada e um golpe para cima, como se ele tivesse empinando. Nisso, muitos passageiros estavam sem cinto, dormindo, e foram projetados contra o teto do avião. Uns deram a cabeça, outros com o ombro. Um conhecido meu que estava mais à frente foi jogado para cima e caiu no corredor, de costas”, relatou o advogado. “Foi um momento de bastante terror”, definiu.

De acordo com a Infraero, a companhia aérea solicitou atendimento médico a passageiros e tripulantes. "O pessoal da própria Infraero fez o primeiro atendimento, e os passageiros que necessitaram de atendimento em hospitais foram encaminhados pelo pessoal do Samu", informou a assessoria de imprensa da Infraero.

Dos passageiros feridos, nove foram encaminhados para o IJF (Instituto José Frota) --maior posto público de saúde de atendimento de emergência de Fortaleza. Outros passageiros foram levados a  hospitais particulares, segundo informou a Infraero. 

O IJF informou que sete pacientes que precisaram ser internados já foram liberados, e que dois seguem internados --a colombiana Tatiana Indira Velandia e a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier.

Tanto a colombiana quanto a peruana sofreram trauma cervical e fizeram raio-x e tomografia durante a manhã. O hospital informou que elas estão conscientes e que o quadro de ambas é considerado estável.

A Embaixada da Colômbia no Brasil informou que Tatiana está recebendo a devida assistência consular, ainda assim não relatou a gravidade do estado da colombiana. A reportagem também tentou entrar em contato com a Embaixada do Peru no Brasil, mas não recebeu retorno. 

Em nota, a TAM confirmou que o pouso ocorreu por conta de "uma turbulência que provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes."

"A aeronave aterrissou em segurança, e os feridos foram encaminhados para atendimento médico. Todos já foram liberados, com exceção de dois passageiros que permaneciam em observação no hospital para exames complementares. A companhia lamenta o ocorrido e está prestando a assistência necessária a seus passageiros e funcionários", informou. 

Segundo a empresa, uma tripulação reserva foi enviada a Fortaleza para levar os passageiros até o aeroporto de Guarulhos. O voo deixou a capital cearense por volta das 14h50 desta segunda-feira, com 121 passageiros e previsão de pouso às 18h. 

*Com reportagem de Carlos Madeiro, em Maceió