Topo

Avião da Emirates bate em aeronave estacionada no aeroporto do Galeão (RJ)

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

04/09/2013 16h55Atualizada em 04/09/2013 19h41

Uma aeronave da companhia Gol foi atingida por um avião da Emirates na tarde desta quarta-feira (4) quando estava estacionada no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido e o terminal funciona normalmente, de acordo com a Infraero.

A Gol informou que, no momento do acidente, a aeronave estava estacionada em posição remota, e os comissários realizavam procedimentos para liberar o desembarque de passageiros. O avião da empresa brasileira foi atingido na área do leme de direção (estrutura que permite ao piloto fazer deslocamentos) pela asa da aeronave da Emirates.

O avião da Gol operava o voo G3 1026, que saiu de São Paulo (Congonhas) em direção ao aeroporto Santos Dumont, na zona sul do Rio. No entanto, a aeronave foi deslocada para o Galeão em razão do mau tempo na capital fluminense.

PÂNICO NO AR

  • Após quase 12 horas de atraso, passageiros do voo da TAM que sofreu uma turbulência desembarcaram com relatos sobre pessoas feridas e de "pânico generalizado" no interior da aeronave

De acordo com a empresa, os 47 passageiros que estavam a bordo desembarcaram normalmente. Já a Infraero informou que o caso será investigado pela Aeronáutica. 

Por meio de nota, a Emirates informou que os passageiros do voo EK248, que partiria do Rio para Dubai, às 2h06, serão acomodados em hotéis durante a noite e um novo voo será marcado para quinta-feira (5).

"A Emirates pede desculpas pelo inconveniente causado. A segurança de nossos tripulantes e passageiros é de extrema importância e não será comprometida", finalizou a nota.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), estava entre os passageiros do voo da Gol. A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que Wagner viajava sozinho e não se feriu.

O governador baiano esteve antes em São Paulo, onde participou de um encontro de turismo da Associação Brasileira de de Agência de Viagem (Abav). No Rio, ele foi para uma reunião com representantes da Petrobras.

Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia, o incidente não teve relevância. O órgão informou que o problema não afetou a agenda do governador no Rio de Janeiro.

Na madrugada da última segunda-feira (2), um voo da TAM com 121 passageiros que havia partido de Madri precisou fazer um pouso de emergência em Fortaleza para o atendimento de 15 pessoas que ficaram feridas durante uma forte turbulência --12 passageiros e três tripulantes.

As causas do incidente estão sendo apuradas. "A aeronave, um Airbus A330, foi entregue pela a fabricante à TAM em outubro de 2005. Como toda a frota da companhia em operação --uma das mais jovens do mundo--, está em perfeita condição de voo e cumprindo todos os requisitos de segurança", informa trecho de uma nota divulgada pela TAM. (Com A Tarde)

Foi um momento de terror, diz passageiro de voo da TAM