Topo

Sexta-feira 13 aumenta "caça" a gatos pretos

Noelle Marques

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 06h00

Chegou a sexta-feira 13. Os pelos dos gatos pretos ficam arrepiados nessas datas, isso porque algumas pessoas acreditam que os felinos trazem má sorte.

Os gatos pretos ainda são evitados nestas datas consideradas de “azar”, mas, segundo uma das fundadoras da ONG Adote um Gatinho, Susan Yamamoto, 37, os animais viraram vítimas dos seres humanos, pois nesta semana muitos gatos, pretos e brancos, são usados em rituais de magia negra.

“Já resgatamos gatos com a boca e os olhos costurados”, relata Yamamoto.

A ONG evita doar estes animais em semanas com sexta-feira 13, para que os bichanos não caiam em “mãos erradas”.

A ideia de que gato preto traz má sorte existe desde a Idade Média, quando foi considerado bicho de estimação de bruxas. "Ainda hoje as pessoas têm medo e até cometem atos de violência contra os felinos, como estourar a cauda dos gatos com bombinhas e até furar os olhos", diz Yamamoto.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('6606590','Bichos de Estimação', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2013/08/08/voce-manda-bichos-de-estimacao.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )