Topo

Escola no litoral do Paraná suspende aulas por causa de fumaça em SC

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

25/09/2013 15h03

O risco da nuvem de fumaça que cobre São Francisco do Sul (a 189 km de Florianópolis), em Santa Catarina, chegar ao Paraná, fez com que a Prefeitura de Guaratuba (a 40 km de São Francisco do Sul), no litoral do Estado, cancelasse as aulas na tarde desta quarta-feira (25) na Escola Municipal Juraci Correia. Cerca de 200 alunos foram afetados.

O colégio fica no balneário de Coroados, pertencente a Guaratuba e cerca de 10 km de Santa Catarina.

Segundo a prefeitura, a medida é puramente por "precaução" já que os ventos podem trazer a fumaça para o Paraná. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estão em alerta na cidade caso a nuvem se aproxime.

A explosão seguida de incêndio ocorreu, na madrugada desta quarta-feira (25), em um depósito de fertilizante no terminal marítimo de São Francisco do Sul.

O incidente gerou uma coluna de fumaça que obrigou os bombeiros a evacuarem dezenas de casas próximas ao local.

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, que é responsável pelo litoral do Estado, afirmou que existe a possibilidade da fumaça chegar a Guaratuba, mas que por enquanto não há motivo para a população do município litorâneo interromper suas atividades normais.

Em nota, os bombeiros afirmam que estão alerta, monitorando a situação junto com outros órgãos competentes.

Segundo eles, a fumaça composta de nitrato de amônia pode causar reações irritantes na população mais próxima ao incêndio.

Fumaça não é tóxica

Mais cedo havia sido afirmado que a fumaça era tóxica. Agora à tarde, o governo de Santa Catarina informou por meio do seu site oficial que a substância não é tóxica, e, sim, oxidante.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

Se inalada, ela provoca coceira na garganta e náuseas e a orientação para as pessoas é que evitem inalar o pó e se distanciem o máximo possível da fumaça.

Segundo a nota oficial do governo, técnicos de Brasília e São Paulo estão sendo deslocados para ajudar na operação. Enquanto isso, uma força-tarefa com equipes de bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil continua trabalhando no terminal marítimo da cidade.

Desalojados

Segundo a Defesa Civil, por causa da fumaça, 80 pessoas foram levadas para abrigos, no Colégio Estadual Santa Catarina. Entre elas, um grupo de 40 idosos de uma casa de repouso.

Vídeo publicado na internet mostra coluna de fumaça em SC

O órgão acionou unidades de bombeiros de seis cidades próximas para combater as chamas.

Os bombeiros não puderam conter as chamas por falta de um produto químico usado nestas situações, disponível apenas na cidade de Itajaí (a 100 km de Florianópolis). Água não pode ser usada no controle a este tipo de fogo.

Os bombeiros fizeram evacuações nos bairros de Paulas, Capri, Ubatuba e Iperoba.

A Polícia Militar, a Defesa Civil e os bombeiros estão com dezenas de homens na área, todos usando máscaras de proteção.