Topo

Queda de marquise na zona norte do Rio mata uma pessoa e fere sete

Uma queda de marquise em Madureira, na zona norte do Rio, causou 1 morte e deixou ao menos 7 feridos - Urbano Erbiste / Extra / Agência O Globo
Uma queda de marquise em Madureira, na zona norte do Rio, causou 1 morte e deixou ao menos 7 feridos Imagem: Urbano Erbiste / Extra / Agência O Globo

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

09/10/2013 22h13Atualizada em 10/10/2013 10h20

Uma queda de marquise em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, causou uma morte e deixou ao menos sete feridos na noite desta quarta-feira (9). 

O incidente aconteceu próximo à escola de samba Império Serrano, na estrada do Portela, quando a marquise de sustentação de um prédio onde funcionava a loja de roupas Citycol desabou sobre o passeio da rua. Segundo o Corpo de Bombeiros, Cristiano Coutinho, 25, morreu no local.

Loja estava em obras há dois meses; operários ficaram presos

Das sete pessoas hospitalizadas, cinco são mulheres; uma dela foi socorrida em estado de choque. Três vítimas estão internadas no hospital Albert Schweitzer, em Realengo (zona oeste); e duas foram levadas para o hospital Salgado Filho, no Méier (zona norte). Não há informações sobre o estado de saúde dessas pessoas.

Dois bombeiros que faziam o trabalho de socorro às vítimas acabaram se ferindo quando outra parte da marquise, que ainda estava fixa, cedeu e também ruiu. Eles foram levados para o hospital central da corporação, em Rio Comprido. De acordo com a corporação, os bombeiros foram medicados e passam bem.

Para o atendimento das vítimas, duas faixas da estrada foram fechadas ao trânsito, segundo a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego), provocando grande lentidão. No início da madrugada, o trânsito foi liberado.

Após acidente em 2007, marquises foram vetadas

Em 2007, a queda da marquise do Hotel Canadá, em Copacabana, na zona sul, matou duas mulheres e feriu  outras nove pessoas. 

Após o fato, o então prefeito da cidade, Cesar Maia, baixou decreto proibindo a construção de novas marquises no Rio, a demolição das que estiverem em mau estado, assim como as que mesmo em perfeito estado precisassem de licença do município para reforma.

A ideia na prática era por fim as marquises, mas o prefeito acabou voltando atrás em razão da polêmica causada.