Topo

Homens usam salto alto para combater violência contra mulher nos EUA e no Canadá; e no Brasil?

Do UOL, em São Paulo

10/10/2013 06h00

Um evento idealizado nos EUA propõe aos homens usarem salto alto durante uma caminhada com o objetivo de protestar contra o abuso sexual e a violência contra a mulher. No Brasil, ainda não ocorreu nenhuma edição do evento. O UOL foi às ruas para perguntar para os brasileiros se eles também caminhariam com sapatos de salto alto em defesa da mulher.

A ideia do evento "Walk a Mile in Her Shoes" ("Ande uma milha com sapatos de mulher”, em tradução livre) nasceu em 2001, quando o americano Frank Baird pensou em uma forma de aumentar a participação de homens nos esforços para combater a violência contra mulher.

  • 13109
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/10/09/voce-acha-que-os-homens-brasileiros-usariam-salto-alto-para-combater-a-violencia-contra-as-mulheres.js

Na época, as mulheres do Vallley Trauma Center (VTC), na Califórnia, EUA, tomaram a iniciativa de criar um movimento de combate ao estupro.

Baird viu no movimento uma oportunidade de envolver também a participação dos homens.

"Violência contra mulheres não afeta apenas as mulheres. Homens se machucam e se revoltam quando as mulheres com que eles se importam são violentadas. Homens se machucam e se revoltam quando eles tentam desenvolver um relacionamento com mulheres em uma atmosfera de medo, desconfiança e vergonha", escreve Baird no site do "Walk a Mile in her Shoes".

"E a mesma violência que atinge as mulheres também tem homens como alvos, porque estupro não é sobre sexo, é sobre poder, controle e violência", continua ele.

A caminhada de 1,6 km ocorre em diferentes cidades dos EUA e também no Canadá.

O evento ainda busca arrecadar dinheiro para instituições de defesa e apoio a mulheres vítimas de abuso sexual ou de violência doméstica.