Topo

Mulher fratura coluna após ônibus passar por buraco na Bahia

Buraco em Feira de Santana (109 km de Salvador), na Bahia, onde, segundo a família da aposentada Zumira de Jesus Barbosa, 59, ela sofreu uma fratura na coluna quando andava em um ônibus - Ney Franco
Buraco em Feira de Santana (109 km de Salvador), na Bahia, onde, segundo a família da aposentada Zumira de Jesus Barbosa, 59, ela sofreu uma fratura na coluna quando andava em um ônibus Imagem: Ney Franco

Marcelo Barreto

Do UOL, em Salvador

16/10/2013 15h55

Uma mulher de 59 anos sofreu uma fratura na coluna enquanto estava dentro de um ônibus urbano em Feira de Santana (109 km de Salvador), na Bahia. Segundo a família da aposentada Zumira de Jesus Barbosa, o acidente aconteceu na última quinta-feira (10), após o veículo passar por um buraco na avenida Presidente Dutra, no centro da cidade.

A recepcionista Fabiane Barbosa da Silva, filha da passageira, contou que a mãe pegou o coletivo da Viação Princesinha que fazia a linha CIS/Cidade Nova para ir ao trabalho, quando foi projetada para cima e caiu sentada do banco do veículo. Com o impacto, houve fratura de um osso da região lombar e deslocamento do braço esquerdo. Ainda segundo Fabiane, outro passageiro fraturou o queixo e uma senhora desmaiou com o susto.

A vítima foi internada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde os médicos realizaram uma tomografia e identificaram a necessidade de cirurgia para reparar uma lesão cervical. Como a unidade de saúde não tinha a estrutura necessária para o procedimento e não havia vaga na rede pública, a paciente precisou ser transferida para um hospital particular de Salvador.

  • Ney Franco

    A recepcionista Fabiane Barbosa da Silva, filha da aposentada Zumira de Jesus Barbosa

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que paciente deu entrada no Hospital Espanhol nesta terça-feira (15), onde deverá passar por uma cirurgia para implantar uma prótese. A assessoria de comunicação do Espanhol foi procurada pela reportagem, mas não forneceu informações sobre o estado de saúde da aposentada.

Falta de assistência

A filha da aposentada reclama que a empresa responsável pelo transporte não forneceu assistência à família. De acordo com ela, o custo de uma cirurgia desse tipo é de cerca de R$ 80 mil. "Quem resolveu tudo fomos nós. Não temos condições de pagar um atendimento particular. A empresa só pede para a gente esperar", afirma.

Em nota, a empresa Viação Princesinha informou que a passageira está recebendo o apoio necessário e que acionou imediatamente a seguradora para "providenciar a transferência da paciente para um hospital da capital o mais rápido possível".