Topo

Beagle é encontrado abandonado em São Roque (SP); polícia investiga se animal foi retirado do Instituto Royal

Do UOL, em Sorocaba (SP)

24/10/2013 00h44

Um cão da raça beagle foi encontrado abandonado na noite desta quarta-feira (23) na rodovia Raposo Tavares, em São Roque (a 66 quilômetros de São Paulo).

A polícia suspeita que o animal seja um dos 178 beagles retirados do Instituto Royal na madrugada do último dia 18, por ativistas contrários ao uso dos cães como cobaias em pesquisas científicas. Este é o terceiro cão da raça achado perdido na cidade desde a invasão do laboratório.

O cão foi encontrado na região do Marmeleiro, por um morador do bairro, que o levou para casa e chamou a polícia.

O beagle foi levado para o canil do setor de Zoonoses de São Roque e será submetido a exames veterinários que devem comprovar se o animal é um dos animais usados em exames laboratoriais.

Um dia após a invasão, outros dois cachorros também foram abandonados na cidade. As fêmeas estão sob os cuidados do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB), mas, de acordo com a polícia, também deverão ser submetidas a exames que podem comprovar se os animais foram retirados do instituto.

Investigação

Nesta quarta-feira (22), a polícia colheu os primeiros depoimentos sobre o caso. Dois inquéritos foram instaurados: um para investigar as denúncias de maus-tratos e outro da invasão ao laboratório.

Segundo o delegado responsável pela investigação, uma manifestante que confirmou participação no ato foi ouvida hoje, mas negou ter “invadido” o local e retirado os animais.

Outras 19 pessoas também foram intimadas e devem prestar depoimento nos próximos dias.

O caso

Cento e setenta e oito cachorros da raça beagle foram retirados do Instituto Royal durante a madrugada de sexta-feira (18) por um grupo de ativistas, que protestava contra supostos maus-tratos em frente ao local. Mesmo com a presença da polícia, as pessoas entraram e retiraram os cachorros que estavam presos em gaiolas. 

O instituto usa animais como cães, coelhos e ratos em testes de remédios.

De acordo com os ativistas, a denúncia era de que os cachorros estavam sendo sacrificados com métodos cruéis. O mesmo instituto já tinha sido alvo de  outras denúncias ao Ministério Público. 

O Instituto e o governo negam qualquer tipo de irregularidade. 

O laboratório foi totalmente depredado pelos manifestantes. Nesta quarta-feira (22), a instituição divulgou um vídeo de esclarecimentos. Nele, a gerente-geral Silvia Ortiz deixa claro que os cachorros não eram usados em testes de produtos de limpeza, como chegou a ser comentado em redes sociais.