Topo

Rio e SP têm congestionamentos entre os dez piores do planeta, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 15h24

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no ranking das dez cidades com os piores congestionamentos do planeta, de acordo com a empresa holandesa Tom Tom, especializada em serviços de navegação.

A capital fluminense aparece na terceira posição, perdendo apenas para Moscou, que lidera o ranking, e para Istambul, na Turquia, que aparece na segunda colocação. 

São Paulo assume a sétima colocação, com índice de congestionamento superior a Roma (8ª), Paris (9ª) e Estocolmo (10ª).

A sexta edição da pesquisa feita com 169 cidades em seis continentes mostra que nelas se gasta, em média, oito dias por ano em congestionamentos em estradas vicinais e rodovias. Isso comparando os mesmos trajetos feitos fora e nos horários de pico.

De acordo com o levantamento, no horário de pico, o motorista que trafega pelas ruas do Rio demora 50% mais para fazer o trajeto do que no período em que ele está livre.

Em São Paulo, a demora é um pouco inferior, mas ainda alta, pois o condutor demora 39% a mais para percorrer o mesmo trajeto que faria sem congestionamento.
Na líder Moscou, o índice de tráfego é o mais elevado, de 65%, e em Istambul é de 57%.

"Estamos vendo um claro padrão que mostra que os níveis de congestionamento aumentam na medida que as economias saem da recessão. As respostas tradicionais para fazer face ao congestionamento , como a construção de novas estradas ou alargamento das existentes já não provam ser eficazes. A forma como o tráfego é gerenciado necessita de uma mudança significativa ", diz o diretor executivo da TomTom , Harold Goddijn.

São Paulo desbanca Rio em outros estudos

Em março deste ano, um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a Grande São Paulo passou a ter o trajeto mais demorado do país, ultrapassando a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Pela pesquisa, os paulistanos e seus vizinhos gastam, em média, 42,8 minutos no deslocamento para o trabalho, excluídos da conta residentes em áreas rurais e empregados no setor agrícola ou em serviços noturnos. No Rio, a média é de 42,6 minutos.

Os grandes congestionamentos de São Paulo refletiram no resultado de outra pesquisa publicada em abril de 2013, que mostrou que a cidade é a capital que mais depende de transporte individual.

Embora tenha a maior rede de metrô do país, com 74,3 km, a cidade possui o maior percentual de viagens em veículos motorizados individuais, segundo o estudo "Acompanhe a Mobilidade". O levantamento indicou que 30% do total de deslocamentos diários na capital paulista é feito em carro ou moto. 

Quando o assunto é o uso de bicicletas como transporte público, o Rio volta a liderar frente a São Paulo. Na pesquisa mais recente Copenhagenize Consulting, empresa de consultoria especializada em planejamento ciclístico, publicada em maio deste ano, a capital fluminense está em 12º lugar no ranking das melhores cidades do mundo para se pedalar.

Segundo a Copenhagenize, o Rio de Janeiro é a segunda colocada entre as cidades das Américas, atrás apenas de Montreal, que ficou em 11° lugar. Em primeiro ficou Amsterdã, na Holanda. Em segundo, Copenhagen, na Dinamarca, e em terceiro, Utretch, na Holanda. 

Ranking das 10 cidades com maior congestionamento do mundo

PosiçãoCidadePaísÍndice
MoscouRússia65%
IstambulTurquia57%
Rio de JaneiroBrasil50%
VarsóviaPolônia44%
PalermoItália40%
MarselhaFrança40%
São PauloBrasil39%
RomaItália36%
ParisFrança36%
10ªEstocolmoSuécia36%
  • Fonte: TomTom Traffic Index