Topo

Sindicato alerta policiais conta ataques de facções criminosas no Maranhão

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

11/11/2013 20h46

O Sinpol-MA (Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão) fez um alerta aos agentes para que fiquem atentos contra ataques de facções criminosas. Segundo o aviso postado no site da entidade nesta segunda-feira (11), a determinação do comando dos criminosos é que se mate 10 policiais militares no Estado.

A entidade informou que a atuação de grupos criminosos dentro de fora de unidades prisionais é “uma realidade inquestionável” e que “ninguém é otário para ficar tranquilo”.

“Se [a ordem] é para matar polícia, tanto faz se é civil ou militar, pois somos todos policiais.”

O alerta aconteceu após um PM (Policial Militar) ser assassinado a tiros enquanto estava de plantão sozinho, no sábado (9), em um posto policial no bairro Vila Nova, em São Luís.

O policial teve a arma roubada. Homens armados também atacaram um outro policial no posto do bairro de Fátima, também na capital maranhense. Uma mulher que passava pelo local foi atingida por uma bala perdida.

O sindicato recomendou que policiais civis não utilizem em seus carros adesivos da polícia, nem deixe jaquetas ou camisas nos assentos dos veículos para que não fiquem visados.

“Não fiquem utilizando camisas da policia em via pública, a não ser em serviço, e jamais de forma isolada; em missões ou na simples entrega de uma intimação, utilizem seus coletes balísticos. É para isso que eles foram feitos e acautelados por vocês”, informou o Sinpol-MA.

O presidente do Sinpol-MA, Amom Jessen, que assina o comunicado, criticou o governo do Estado afirmando que não existem ações para coibir a atuação de facções criminosas no Maranhão.

“O Estado através das suas forças de segurança não se preparou como deveria para fazer o enfrentamento necessário, embora, tivesse conhecimento das ações desses meliantes, que organizados em duas facções, promovem o terror nas unidades prisionais e nas cidades”, disse Jessen, ressaltando que a polícia não vai recuar no trabalho de combate ao crime e “frente às essas ameaças de facções criminosas, e venceremos.”

Jessen afirmou no comunicado que o Poder Judiciário necessita de celeridade para autorizar escutas telefônicas para combater o crime organizado no Estado.

“Só assim, a polícia poderá se antecipar e tentar impedir a ação desses grupos. Sem o trabalho de inteligência, fica-se vulnerável.”

Em nota, divulgada neste domingo (10), a SSP/MA (Secretaria de Segurança Pública) atribuiu os ataques criminosos ocorridos neste fim de semana a uma suposta reação do comando do crime organizado em retaliação às prisões de mais de 40 traficantes e líderes de facções criminosas que agem na região metropolitana de São Luís, ocorridas nos últimos 20 dias.

Ataques

Criminosos atiraram contra dois postos da PM localizados nos bairros Vila Nova e Fátima, além de duas delegacias nos bairros São Francisco e Turu, entre a noite do sábado (9) e a madrugada de domingo (10).

O soldado da PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, morreu enquanto trabalhava posto policial do bairro Vila Nova. Ele foi atingido por pelo menos 18 tiros e teve a arma roubada pelos criminosos.

O segundo ataque ocorreu no posto da polícia do bairro de Fátima. O sargento Marco Antonio Correa Cutrim e uma mulher que passava pelo local, que não teve a identidade divulgada, foram baleados por criminosos que tentaram invadir o trailer da polícia.

As delegacias dos bairros São Francisco e Turu tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo na madrugada deste domingo (10).

Facções nos presídios

Há uma disputa entre facções no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís --onde dois grupos disputam espaço, o

Nove dias depois, integrantes das duas facções se enfrentaram dentro da Cadet (Casa de Detenção), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), e a briga deixou nove presos mortos e 20 internos feridos.

Resposta

Em nota, a SSP informou que será reforçado o patrulhamento em todos os pontos de São Luís e haverá uma unificação do sistema de informações entre as polícias para que as ações ocorram de forma integrada para dar mais rapidez ao trabalho. Os postos da polícia devem receber reforço no efetivo e em viaturas.

A SSP afirmou ainda que equipes da polícia estão em diligências para prender os responsáveis pelos ataques.

A SSP informou que apenas nesta terça-feira (12) estará divulgando detalhes sobre as prisões quando será divulgado um balanço das ações.