Topo

SSP muda comando da PM após onda de ataques à corporação em São Luís (MA)

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

12/11/2013 01h22

Dois dias após ataques de grupo armado a dois postos da PM (Polícia Militar) resultarem na morte de um policial, na noite do sábado (9), em São Luís (MA), a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Maranhão decidiu mudar os comandos da corporação e também do Policiamento Metropolitano da capital. Os novos nomes foram anunciados na noite desta segunda-feira (11).

O coronel Aldimar Zanoni Porto, 46, é o novo comandante da tropa da PM em substituição ao coronel Franklin Pacheco. O subcomando da PM também foi mudado, e quem assume o cargo é o coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno, 44. O Comando do Policiamento Metropolitano terá à frente o tenente coronel Marco Antonio Alves da Silva, 44. A cerimônia de passagem deve ocorrer nesta quarta-feira (13).

“Percebemos que essa era uma hora de mudança. Esses oficiais escolhidos para o comando da PM são mais operacionais e estão mais próximos da tropa, que está nas ruas e da qual esperamos ainda mais apoio e empenho”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes.

Mendes ressaltou ainda que o trabalho de combate ao crime organizado que vinha sendo desenvolvido no Maranhão será intensificado. 

Segundo a SSP, nos últimos 20 dias os policiais prenderam mais de 40 líderes e integrantes de facções criminosas que atuam na região metropolitana, e a polícia acredita que essas ações de combate ao tráfico de drogas motivaram os ataques à corporação.

A SSP informou ainda que dentre as medidas adotadas, serão reforçados o patrulhamento em todos os pontos da capital maranhense, além da unificação do sistema de informações entre as polícias para que as ações ocorram de forma integrada e mais rápida.

Onda de ataques contra PMs

Uma onda de ataques amedrontou os moradores de São Luís neste sábado (9), depois que homens armados invadiram dois postos da PM e atiraram contra policiais que estavam de plantão, sozinhos, em trailers da PM.

O soldado da PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, morreu alvejado de tiros dentro do posto policial do bairro Vila Nova. Já o sargento Marco Antonio Correa Cutrim foi baleado no posto da polícia do bairro de Fátima. Durante a invasão ao trailer, uma mulher levou um tiro disparado por um dos suspeitos.

São Luís registrou onda de ataques em outubro; relembre

  • Após rebelião em presídio em São Luís, que deixou nove mortos e ao menos 20 feridos, ônibus são incendiados e boatos sobre outros atos de vandalismo se espalham pela cidade, assustando a população. A reportagem foi exibida no SBT Brasil.

Na madrugada do domingo (10), ocorreram outras ações criminosas. Duas delegacias, localizadas nos bairros São Francisco e Turu, tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo.

Ainda no sábado, dois ônibus da linha do Bequimão e da Alto da Esperança/Tamancão foram incendiados após serem assaltados. Antes dos ataques, o dinheiro das passagens foi roubado e os passageiros também tiveram os pertences levados.

Perfil do novo comando

O novo comandante da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto, tem 27 anos de PM e era chefe do Comando do Policiamento de Área, em Bacabal; ele foi comandante do 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Imperatriz.

O coronel João Alfredo Soares de Quadro Nepomuceno tem 26 de polícia e até então ocupava o cargo de comandante de Policiamento Metropolitano de São Luís. Ele foi chefe do Estado Maior do CPM (Comando da Polícia Militar).

O coronel Marco Antonio Alves da Silva tem 26 de polícia e antes de assumir o comando de Policiamento Metropolitano chefiava a Agência Central de Inteligência da PM. Ele foi comandante do 4º BPM, sediado em Balsas, e também comandante do 3º BPM, em Imperatriz.