Topo

Motorista "olhou várias vezes para trás", diz testemunha sobre queda de ônibus no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

18/11/2013 13h47

A testemunha Dorenilde Souza, que estava no ônibus que despencou de um viaduto na avenida Brasil, no Rio de Janeiro, afirmou nesta segunda-feira (18) que o motorista do veículo "olhou várias vezes para trás", desviando a atenção da direção, durante discussão com o estudante Rodrigo Freire, também réu no processo. O acidente, que ocorreu no dia 2 de abril, matou nove pessoas e feriu outras 11.

A briga resultou na queda do ônibus, segundo a denúncia do Ministério Público, depois que o jovem agrediu o condutor com chutes no rosto. O motorista André Luiz da Silva Oliveira, 33, e do estudante Rodrigo do Santos Freire, 25, que foram indiciados por homicídio doloso (com intenção de matar) após a queda do ônibus.

Em depoimento na primeira audiência de instrução e julgamento do caso, a depoente afirmou à Justiça que o motorista "discutia e dirigia", e "virava a cabeça para trás o tempo todo".

Dorenilde disse ainda ter se levantado e ido para a parte de trás do ônibus assim que o motorista e o estudante universitário começaram a brigar. Ela estava na companhia da amiga Luciana Chagas da Silva, que morreu no acidente.

A testemunha também declarou ter visto o momento em que o agressor golpeou o condutor do ônibus, que, de acordo com ela, desmaiou instantaneamente.

Dorenilde foi uma das cinco testemunhas que já prestaram depoimento na audiência desta segunda-feira. Quatro pessoas ainda serão ouvidas pela Justiça, segundo a assessoria do TJ. No início da sessão, cinco pessoas foram dispensadas porque não estavam presentes na cena do crime.