Topo

PM diz que flagrou crianças de dez anos roubando em praias da zona sul do Rio

Do UOL, no Rio

21/11/2013 11h56Atualizada em 21/11/2013 15h53

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (21) que duas crianças de dez anos de idade foram levadas ao Conselho Tutelar após terem sido flagradas envolvidas nos roubos e arrastões que assustaram banhistas no feriado de quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, nas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon, na zona sul da capital fluminense.

Praias da zona sul do Rio vão receber delegacia móvel

Segundo a PM, 25 pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo que três homens ficaram detidos por furto e quatro menores foram apreendidos pelo mesmo crime. De acordo com o comandante do 23º Batalhão (Leblon), tenente-coronel Luiz Octávio Lopes, grupos de menores brigaram na areia, causaram correria e aproveitaram para cometer pequenos delitos.

O patrulhamento nas três praias foi realizado por 180 policiais, ainda de acordo com a corporação, e não está previsto aumento no efetivo para o próximo final de semana. A Polícia Civil informou que a partir de sábado (23) uma delegacia móvel começará a funcionar na orla da zona sul.

Segundo a Polícia Civil, a delegacia será instalada em um ônibus, cuja localização deve ser definida até sexta-feira (22). Também será montado um trailer do IFP (Instituto Félix Pacheco) para identificação dos suspeitos em caso de prisão.

Ainda de acordo com a Civil, a instalação da delegacia tem como objetivo facilitar o registro das ocorrências, já que muitas vezes as vítimas acabam não se deslocando até a unidade policial mais próxima.

Menores aproveitam protesto para fazer arrastão no Rio

Durante o dia de ontem, a 14ª Delegacia de Polícia (Leblon) ficou cheia de vítimas que foram registrar furtos na praia, ocorridos entre o Leblon e Ipanema.

Após detenções, a tenda montada pela PM na areia foi alvo de pedras e latas de cerveja de grupos que queriam a liberação dos suspeitos. Agentes usaram cassetetes e até cadeiras de praia em confronto com suspeitos no Arpoador.

A Guarda Municipal, que atua em apoio ao trabalho da polícia, informou que o seu efetivo foi reforçado desde a última semana, com a antecipação em um mês da operação de verão, que normalmente é iniciada no começo de dezembro.

O reforço praticamente triplicou o número de guardas atuando no trânsito, calçadão e areia, passando de 140 para cerca de 400 em toda a orla. Somente na zona sul, serão 140 guardas trabalhando na areia nos dias de maior movimento, além dos guardas de trânsito atuando no entorno.