Topo

Protesto fecha av. Paulista nos dois sentidos; SP registra recorde de trânsito no ano

Vigilantes realizam passeata exigindo na avenida Paulista e vias centrais de São Paulo - Reprodução/Globo News
Vigilantes realizam passeata exigindo na avenida Paulista e vias centrais de São Paulo Imagem: Reprodução/Globo News

Do UOL, em São Paulo

25/11/2013 12h28Atualizada em 25/11/2013 13h42

Um grupo de vigilantes bloqueia todas as pistas da avenida Paulista, em São Paulo, em ambos os sentidos, para protestar por melhores salários. Segundo a Polícia Militar, cerca de 100 pessoas participam do ato, no qual não foram registradas ocorrências até agora.

Os manifestantes caminham na Paulista perto do cruzamento com a rua Augusta. Em função do protesto, a avenida Paulista está com tráfego congestionado em toda a extensão da via no sentido Consolação. O grupo saiu do largo do Arouche, no centro, onde fica o sindicato da categoria, e percorreu vias centrais até chegar à Paulista.

Recorde de trânsito

A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (25) a maior lentidão no trânsito deste ano para o período da manhã. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 10h a cidade estava com 156 km de vias congestionadas, o que equivale a 17,9% das vias monitoradas. O recorde anterior ocorreu no dia 23 de setembro, com 151 km de lentidão.

Para contabilizar os recordes de trânsito no período da manhã, a CET considera o intervalo entre 7h e 10h. Desde 9h a lentidão está acima da média na capital. Às 12h desta segunda-feira, a lentidão estava ainda maior, com 186 km de vias congestionadas (21,3% das vias observadas).

Às 13h30, a lentidão era de 143 km, número mais de cinco vezes maior do que a média máxima para o horário, que é de 27 km. A CET monitora cerca de 5% da malha viária da capital.

De acordo com a CET, a chuva que castiga quase toda a cidade nesta manhã e três acidentes prejudicaram o trânsito. No cruzamento entre a avenida Paulista e a rua da Consolação, um atropelamento bloqueou faixas e atrapalhou o tráfego na região --a vítima não corre risco de morrer, segundo a CET.

Na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda (zona oeste), um acidente envolvendo um carro e um ônibus interditou parte da via e atrapalhou a circulação. Outro acidente, na marginal Pinheiros, na altura da ponte Cidade Jardim, também afetou o trânsito. As três ocorrências já foram encerradas e as vias liberadas.

No total, 29 semáforos estão com problemas --15 estão apagados e 14 estão com o sinal amarelo intermitente.

No último dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, a cidade registrou 309 km de lentidão às 18h, o recorde histórico de lentidão. No período da manhã, a maior marca foi registrada em 25 de maio de 2012, às 10h, com 249 km de filas.

Vias com as maiores lentidão nesta segunda-feira

  • Marginal Tietê - pista expressa - sentido Castello Branco 
  • Marginal Tietê - pista local - sentido Castello Branco
  • Marginal Pinheiros - pista expressa - sentido Interlagos 
  • Corredor Norte-Sul - sentido Santana 
  • Avenida Washington Luís - sentido centro 
  • Avenida dos Bandeirantes - sentido marginal Pinheiros