Topo

Bombeiros tiveram de abandonar equipamentos de segurança durante incêndio no Memorial

Gil Alessi

Do UOL, em Guarulhos

03/12/2013 12h20Atualizada em 03/12/2013 12h57

Vários bombeiros que atenderam a ocorrência de incêndio no Memorial da América Latina na última sexta-feira (29) tiveram de abandonar equipamentos de segurança para escapar das chamas.

“O acesso ao local era bem técnico [difícil], por escotilhas. Quando estávamos lá dentro ocorreu o fenômeno chamado flashover [quando vários elementos do ambiente pegam fogo ao msmo tempo], e uma língua de fogo veio em nossa direção”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo.

O capitão disse que ele próprio teve de se expor, retirando o capacete e o cilindro para conseguir passar pela saída.

“Isso explica o grande número de bombeiros feridos na ocorrência”, afirmou Palumbo.

Segundo o major da Polícia Militar Mauro Lopes, ao menos oito bombeiros militares e um bombeiro civil, que trabalha no Memorial, se feriram no momento em que tentavam combater as chamas. Dois bombeiros militares sofreram queimaduras nas vias aéreas. Ambos foram submetidos a uma broncoscopia --exame para diagnosticar danos no pulmão.

Os seis bombeiros militares restantes se intoxicaram com a fumaça do incêndio. O bombeiro civil sofreu uma queimadura na orelha. Todos foram levados ao pronto-socorro do Hospital das Clinicas. Nenhum civil se feriu.