Topo

Prefeito de Nova Iguaçu (RJ) decreta estado de calamidade pública por chuva

Do UOL, no Rio

11/12/2013 13h01Atualizada em 11/12/2013 16h36

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), decretou calamidade pública devido às fortes chuvas que voltaram a castigar a periferia do município da Baixada Fluminense. A informação é da Defesa Civil Municipal.

Segundo a prefeitura, as aulas foram suspensas em toda a rede municipal de ensino. Seis escolas foram disponibilizadas para receber desalojados e desabrigados --no centro e nos bairros de Comendador Soares, KM 132 e Posse.

Ainda de acordo com a assessoria do governo, Bornier está sobrevoando a cidade para avaliar os estragos, e tentando contato com a SEA (Secretaria Estadual de Ambiente) e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a fim de pedir ajuda para o processo de dragagem de rios e valões.

O pedreiro Martim Mesquita da Silva, 50, foi arrastado pela correnteza do rio que corta o bairro de Austin. Ele está desaparecido desde a madrugada, e os bombeiros de fazem buscas pela região.

Também em Austin, houve deslizamentos nos morros do Inferninho e da Moenda. Na rua do Alto, no Inferninho, pelo menos 50 famílias foram retiradas de suas casas. Os imóveis estão condenados pela Defesa Civil Municipal.

Em Vila de Cava, o canal do Paiol transbordou, deixando cerca de mil desalojados. A avenida Tancredo Neves, antiga Guadalajara, ficou totalmente alagada, obstruindo a passagem de carros.

Com o alagamento de várias vias de acesso ao centro da cidade, muitos ônibus enguiçaram no meio do trajeto. As empresas decidiram retirar parte da frota de circulação, até que a água baixe.

 

O município se encontrava desde segunda-feira (9) em estado de emergência. Os bairros atingidos pela chuva são Austin, Aymoré, Bandeirantes, Batuta, Cerâmica, Comendador Soares, Danon, Jardim Canaã, Jardim Iguaçu, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Jardim Roma, Mangueira, Metropolitano, Miguel Couto, Nova Era, Ouro Fino, Ouro Preto, Palhada, Planalto, Riachão, Rosa dos Ventos, Santa Cecília, Tancredo Neves, Tinguazinho e Vila Zenith.

 

 

Além das escolas municipais, a prefeitura disponibiliza outros três locais para abrigar eventuais vítimas da chuva. São eles o galpão da antiga Frigopesca, na rua Manoel Bouças, no centro; a Casa do Capeão, no bairro Caioaba, e a Associação de Moradores do Zumbi, na comunidade Zumbi dos Palmares.

 

Protesto

A Supervia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Rio de Janeiro, informou que um grupo de pessoas invadiu a linha férrea na altura da estação de Queimados, na Baixada Fluminense, com o objetivo de protestar contra os alagamentos em Nova Iguaçu.

A manifestação interrompe a circulação no trecho entre as estações Queimados e Japeri, informou a Supervia. A decisão foi tomada por medida de segurança e afeta os moradores de Paracambi, na versão da concessionária.

Em função da chuva, a circulação permanece suspensa no ramal Belford Roxo. O ramal Saracuruna, por sua vez, começou a ser normalizado por volta das 11h45. Porém, a Supervia informou que a estação de Olaria continuará fechada para embarque e desembarque de passageiros.