Topo

Chuvas fortes deixam mais de 4.000 desalojados no Estado do Rio

Do UOL, em São Paulo

12/12/2013 10h34Atualizada em 12/12/2013 12h41

As chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro há mais de 24 horas deixaram 4.087 pessoas desalojadas até a manhã desta quinta-feira (12).  A cidade com maior número de pessoas fora de casa é Queimados, com 1.987 desalojados e 116 desabrigados. Na capital fluminense, cerca de 200 pessoas ficaram desabrigadas e, em Nova Iguaçu, há 900 desalojados. Quatro pessoas morreram.

Segundo balanço divulgado às 12h10 pela Secretaria Estadual de Assistência Social, em Mesquita, quatro famílias (15 pessoas) estão abrigadas na Escola Municipal Che Guevara no Bairro de Chatuba, e 227 famílias foram acolhidas em residências de parentes e amigos. Em Japeri, foram atingidos 18 bairros, sendo 17.771 pessoas afetadas pelas chuvas. Entre os desalojandos, 42 pessoas estão abrigados no CIEP 207 e 20, na creche no bairro de São Sebastião.

Trinta e nove bairros foram afetados pelo temporal em Nova Iguaçu, onde seis abrigos foram colocados em funcionamento e hospedam 400 famílias nos abrigos. Outras 2.000 pessoas estão desalojadas na cidade. Em Queimados, 11 famílias, totalizando 35 pessoas, ficaram desabrigadas.

A Baixada Fluminense foi a região mais afetada pela chuva, e Nova Iguaçu e Japeri decretaram estado de calamidade. Uma frente fria chegou ao Rio, e novos temporais devem atingir o norte do Estado. Há um alerta para enxurradas na região de Campos dos Goytacazes.

Na madrugada desta quinta-feira, a Região de Petrópolis foi atingida pela chuva e o volume chegou aos 139 mm em Independência e 105 mm em Quitandinha. O alerta continua para novos deslizamentos de terra, já que o solo está bastante encharcado.

O nível dos rios baixou em três municípios da Baixada Fluminense e da Região Serrana, o que permitiu que essas cidades saíssem do estágio de alerta máximo estabelecido pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente). De acordo com o Inea, na Baixada Fluminense, o nível do rio Sarapuí recuou, permitindo que Mesquita e Nilópolis retornassem ao estágio de atenção (o terceiro mais grave, abaixo de alerta máximo e do alerta, segundo a escala do Inea).


Já em Petrópolis, o nível baixou no rio Quintandinha, permitindo que o município retornasse ao estágio de atenção. O estágio de alerta máximo permanece para rios que cortam oito municípios. Na Baixada Fluminense apenas o rio Capivari, que corta Duque de Caxias e Belford Roxo, permanece em alerta máximo.

Já no norte fluminense, o alerta máximo permanece para os rios Muriaé (que corta Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira), Carangola (que passa por Porciúncula) e Itabapoana (que corta Bom Jesus do Itabapoana).

Transtornos 

Os transtornos, intensificados ainda mais com os registros de saques e protesto, também atingiram o trânsito e o transporte público no Estado.

Estação alagada no Rio

  • Reprodução/Instagram

    Homens cobram R$ 2 para fazer travessia de passageiros

Os deslizamentos provocados pelo temporal e a cheia de dois rios que cortam o município de Queimados, na Baixada Fluminense, provocaram o desabamento de dez casas e a interdição de outras cinco, por risco de desabamento. Mas, de acordo com a Defesa Civil da cidade, não houve feridos.

Moradores de Nova Iguaçu chegaram a fechar por mais de cinco horas a rodovia Presidente Dutra, na altura do km 186, para reivindicar mais investimentos da prefeitura contra danos causados pelas chuvas. 

As chuvas obrigaram o Congresso Nacional a cancelar a cerimônia prevista para esta quarta-feira que devolveria simbolicamente o mandato ao falecido presidente João Goulart, derrubado pelo golpe militar de 1964, já que os parentes de Goulart não puderam viajar para Brasília.

Diante do congestionamento nas principais vias do Rio de Janeiro, algumas pessoas aproveitaram a falta de mobilidade dos motoristas para roubar e praticar saques. Um homem foi preso em flagrante embaixo da passarela 19 da avenida Brasil, próximo à Cidade Alta, na zona norte do Rio, abordando motoristas que enfrentavam o trânsito na via devido aos alagamentos na região.

Segundo a Polícia Militar, Wallace Pena Lima, 31, foi preso em posse de um revólver, e com ele foram encontrados dinheiro, joias e telefones celulares. A ocorrência foi registrada na 22º DP (Penha). Um caminhão frigorífico também teve a carga saqueada, próximo ao Trevo das Margaridas, em Irajá.

Para tentar reprimir esses assaltos, a Polícia Militar reforçou as ações de patrulhamento. Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais e do GAT (Grupamento de Ações Táticas) dos batalhões de Rocha Miranda e Irajá foram deslocados para o patrulhamento nas principais vias expressas da cidade.

As chuvas também provocaram a suspensão das aulas em pelo menos 384 unidades escolares públicas do Estado. Na capital fluminense, segundo informações da prefeitura, são 201 escolas prejudicadas na rede municipal.  O governo estadual, por sua vez, informou que 56 unidades foram atingidas, sendo a maioria (16 escolas) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Já no município do Rio, as aulas foram suspensas em 12 escolas da rede estadual. (Com Jornal do Tempo e Agência Brasil)