Número de defensores públicos é quase 80 vezes menor que o de advogados no Brasil

Mônica Bergamo

Folha de S. Paulo

O Brasil tem 311 advogados para cada grupo de 100 mil habitantes. Já o número de defensores públicos, que representam gratuitamente os que não têm dinheiro para contratar um profissional, é quase 80 vezes menor: 3,9 para cada 100 mil brasileiros.

FOSSO
Em SP, centro econômico do país, a desproporção é ainda mais gritante: são 566 advogados para cada 100 mil habitantes, e apenas 1,43 defensor público para o mesmo número de paulistas. No Rio de Janeiro, são 743 advogados e 4,8 defensores por 100 mil. Em Brasília, a relação é de 852 para 7,4.

ENDEREÇO
Os números fazem parte do Atlas do Acesso à Justiça no Brasil, que será lançado hoje pelo Ministério da Justiça. Indicadores que serão divulgados em um portal mostram ainda o número de promotores e juízes, além de órgãos de controle, núcleos de mediação comunitária, delegacias, Procons e cartórios. Serão disponibilizados também endereços de órgãos da área em todo o país.

CAMPEÃO
O ministério criou ainda o Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj). O último colocado no ranking, onde o acesso é mais difícil, é o Maranhão, com 0,04. O Distrito Federal tem o melhor indicador: 0,38. O índice do país é 0,13.

TODO OUVIDOS
O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve convocar uma audiência pública para discutir as mudanças no Ecad, o escritório de arrecadação de direitos autorais. Ele deu a informação aos cantores Lobão e Walter Franco, que foram visitá-lo na semana passada em Brasília.

UNS E OUTROS
As mudanças no Ecad foram aprovadas no Congresso com apoio de cantores como Caetano Veloso e Roberto Carlos. "Alertamos o ministro para o fato de que, apesar de renomados, eles representam um lobby setorizado", diz Lobão. Fux é o relator de ação em que o próprio Ecad pede a suspensão das mudanças.

O PEQUENO JOAQUIM
Quando conversava com os cantores, o ministro foi chamado às pressas por Joaquim Barbosa, presidente do STF. Walter Franco então mostrou a Fux uma foto de seu neto que guarda no celular. E revelou que a criança recebeu, ao nascer, o nome do presidente da corte, em homenagem ao magistrado.

NA PONTA DOS DEDOS
Médicos e enfermeiros que fazem resgate em São Paulo adotaram o WhatsApp como meio de comunicação. O Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) já usou o aplicativo de troca de mensagens via celular no incêndio no Memorial da América Latina e no desabamento de um prédio em Guarulhos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é mais rápido acionar a equipe pelo sistema do que por ligação.

EM BREVE
O ex-jogador Raí Oliveira vai abrir um cinema de rua em São Paulo.

*
A sala, cujo endereço ainda é mantido em sigilo, deve começar a funcionar em janeiro. "É uma empreitada mais afetiva que empresarial", diz ele, que terá como sócio Adhemar Oliveira, dos Espaços Itaú de Cinema. O arquiteto Ruy Ohtake vai assinar o projeto, com área de convivência e café.

SOL MAIOR
Primeiro brasileiro a vencer o concurso internacional Clara Haskil na Suíça, Cristian Budu chega ao Brasil para recitais. O paulistano de 25 anos, tido como um dos expoentes da nova geração da música clássica, ficará no país por um mês.

*
Budu se apresenta no Instituto Vital Brasil, no Rio de Janeiro, nesta quarta. E deve fazer um espetáculo também em São Paulo.

ENTRE ELAS
Maythe Birman comemorou seu aniversário com amigas na sexta, no restaurante Parigi, onde foi recebida pelo dono, Rogério Fasano. Estavam lá Iara Jereissati, Denise Steagall, Rosangela Lyra, a galerista Beatriz Yunes e a estilista Lilly Sarti. A estudante Johanna Stein Birman exibiu a barriga de quatro meses de gravidez.

TRILHA VIP
Os empresários Horacio Machado, Aluisio Ribeiro de Lima e Renata Monteiro da Silva Pereira foram alguns dos convidados do lançamento do novo CD do Hotel Emiliano, na Galeria Renot. A designer de joias Andrea Filgueiras e a amiga Fabiana Garcia também foram conhecer a coletânea musical. Carolina Filgueiras, herdeira do hotel, ajudou a recepcionar os convidados.

CURTO-CIRCUITO

Guilherme de Faria lança "Romances de Cordel" na Livraria Cultura do Market Place, hoje, às 19h.

A Casa Eurico inicia hoje campanha para receber doações de sapatos em suas lojas, em prol da Unibes.

Dom Odilo Scherer celebra missa dos enfermos, aberta ao público, hoje, às 15h, no Instituto Emílio Ribas.

João Antonio, secretário municipal em SP, autografa o livro "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", hoje, às 18h30, na Martins Fontes da Paulista.

Blandina Franco lança hoje o livro infantil "O Mundo do Zezinho", impresso numa bola de futebol. Às 18h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES


Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos