Topo

Cancelamentos e atrasos de voos revoltam passageiros nos aeroportos do Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

20/12/2013 19h47Atualizada em 20/12/2013 21h59

O cancelamento de três voos da Gol para a região Sul do país provocou revolta e protestos no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20). Dos três voos, dois partiriam para Curitiba (1041 e 1043) e um para Porto Alegre (1037). As partidas estavam previstas para a tarde de hoje, mas foram remanejadas para domingo (22).

Os passageiros dos voos chegaram a gritar pedindo pela presença de agentes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para resolver o caso.

A bancária Márcia de Oliveira, 47, que partiria para capital gaúcha, estava indignada. “Estou com a minha mãe de 82 anos em Porto Alegre. A cuidadora que está com ela só pode ficar até hoje. Como vou deixar minha mãe sozinha? Isso é uma vergonha”, protestou. “Nós já tínhamos feito todo o procedimento de embarque. Minha filha de 11 anos já tinha entregue o bilhete quando avisaram do cancelamento. Se eu não grito por ela, o que iria acontecer? Tudo isso é um absurdo.”

A estudante universitária Ariana Tenório, 25, estava contrariada com a possibilidade de perder um casamento em que ela será madrinha. “Não tem a menor possibilidade de esperar até domingo. Ainda tenho que receber o vestido amanhã de manhã. Não posso perder esse casamento. Pior é que ninguém da Gol fala nada, não dá a menor satisfação.  Estamos há duas horas sem saber o que está acontecendo.”

A reportagem do UOL falou com funcionários da Gol no balcão da companhia no terminal, mas ninguém explicou a razão do cancelamento dos voos. Por meio de assessoria de imprensa, a Gol informou "que o voo G3 1037 (Santos Dumont/RJ – Congonhas/SP – Porto Alegre) sofreu um atraso de 37 minutos na partida". "Por essa razão, os clientes que fariam o trecho final (conexão em São Paulo para Porto Alegre - G3 1214) não embarcaram nesta aeronave, já que perderiam a conexão".

Segundo a empresa, "para melhor atendê-los, a companhia os manteve no Rio de Janeiro e os realocou em outros voos da Gol e de congêneres". "A empresa reforça que prestou o atendimento necessário previsto na Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)."

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o movimento previsto para hoje no Santos Dumont é de 22,5 mil passageiros, abaixo da média diária de 24 mil.

Galeão

Ainda na tarde desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), zona norte do Rio de Janeiro, passageiros de um voo da Air France, com destino a Paris, ficaram inconformados com atraso de uma viagem inicialmente prevista para as 18h. O embarque foi remanejado para 2h deste sábado.

A nutricionista Camila Amaral Teles, 29, tentava obter explicações para o atraso de 8h previsto para o voo da Air France. “Vou perder a conexão para Londres, vou perder parte do que foi pago em hotel, vou perder um passeio que faria sábado pela manhã. Essa viagem foi programada há seis meses. Isso tudo é dinheiro jogado fora.”

Segundo funcionários da Air France, o atraso ocorreu em razão de problemas com uma aeronave em Paris que partiria ao Rio.

“Nos ofereceram apenas um táxi, mas eu quero um hotel e refeição em razão de todo esse atraso. Em matéria de informação, a Air France é nota zero”, reclamou o juiz Giani Gabriel Cardozo, 32.

Números

No terminal do Galeão, dos 107 voos, 20 atrasaram (18,7%) e cinco foram cancelados (4,7%). Já no aeroporto Santos Dumont, também na capital fluminense, dos 125 voos previstos, 33 atrasaram (26,4%) e 18 foram cancelados (14,4%).

Um problema ocorrido hoje na rede elétrica da torre de controle do Santos Dumont,  fez com que um voo da companhia aérea Gol, procedente de Congonhas, fosse desviado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, a fim de pousar com segurança.