Topo

Chuva intensa deixa quatro rios no RJ em alerta máximo para transbordamento

O nível do rio Muriaé, em Itaperuna, está subindo devido às chuvas e pode transbordar ainda nesta segunda-feira (23) - Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O nível do rio Muriaé, em Itaperuna, está subindo devido às chuvas e pode transbordar ainda nesta segunda-feira (23) Imagem: Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

23/12/2013 14h51Atualizada em 23/12/2013 16h24

As chuvas intensas que atingem a região serrana e o noroeste do Estado do Rio de Janeiro colocaram quatro rios em alerta máximo para transbordamento. Na região serrana, o rio Fisher, em Teresópolis, entrou em iminência de transbordo às 14h25, segundo o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente).

Na região noroeste do Estado, os rios Muriaé, que passa por Laje do Muriaé e Itaperuna, Pomba, em Santo Antônio de Pádua, e Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana, entraram também em alerta máximo.

Chuvas de dezembro

Os temporais em dezembro já provocaram alagamentos em diversas regiões do Rio de Janeiro, deixaram mais de 2.000 famílias foras de casa, quatro mortos e dois municípios fluminenses em estado de calamidade pública ----Nova Iguaçu e Japeri. Os transtornos, intensificados ainda mais com os registros de saques e protesto, também atingiram o trânsito e o transporte público no Estado.

Segundo balanço da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, mais de 2.000 famílias tiveram que deixar as suas casas diante dos temporais. O município de Japeri, na região metropolitana, ficou entre os mais atingidos, com mais de mil famílias desalojadas e outras 23 abrigadas.

Na sequência, aparece Queimados, que tem 800 famílias desalojadas e 26 abrigadas. Em Nova Iguaçu, cerca de 200 famílias ficaram desalojadas. Já em Mesquita, região metropolitana, foram calculadas 50 famílias desalojas.

Os deslizamentos provocados pelo temporal e a cheia de dois rios que cortam o município de Queimados, na Baixada Fluminense, provocaram o desabamento de dez casas e a interdição de outras cinco, por risco de desabamento. Mas, de acordo com a Defesa Civil da cidade, não houve feridos.