Topo

Mau tempo em MG e ES cancela voos para SP no aeroporto Santos Dumont, no Rio

Do UOL, no Rio

23/12/2013 10h04Atualizada em 23/12/2013 18h30

Seis voos rumo a São Paulo foram cancelados na manhã desta segunda-feira (23) no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, devido ao mau tempo nos aeroportos de Vitória e de Confins (MG) na noite de domingo (22). Segundo a TAM e a Gol, companhias que tiveram pelo menos seis voos cancelados, as aeronaves tiveram que ser remanejadas para atender à demanda de ontem.

A Infraero havia informado mais cedo que as companhias aéreas atribuíram a problemas técnicos os cancelamentos. Entre as partidas canceladas, quatro eram da Gol, e duas, da TAM.

Em nota, a Gol afirmou o mau tempo em Vitória e Confins (MG) ocasionou cancelamentos de voos na noite de domingo (22) e que por isso alguns voos desta manhã tiveram que ser remanejados. "A Gol informa que, devido a más condições meteorológicas em Vitória (ES) e Confins (MG) desde ontem, com instabilidade até o dia de hoje (23), os aeroportos dessas cidades estiveram fechados, o que refletiu em cancelamentos de voos da companhia nessas cidades ou com escala nesses aeroportos. Em consequência desses eventos, remanejamos a malha para atendermos nossos passageiros da melhor forma possível", diz o texto.

A companhia orientou os passageiros a reprogramarem suas viagens, sem pagamento de taxa. E informou que todos os passageiros prejudicados no Santos Dumont já foram realocados em outros voos.

A assessoria de imprensa da TAM também afirmou que precisou realocar os passageiros da ponte aérea para outros voos e, assim, utilizar as aeronaves para atender à demanda da noite de domingo no aeroporto de Vitória.

Atrasos e cancelamentos

Até as 11h, 11 voos que deveriam partir do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, haviam sido cancelados, o que corresponde a mais de 10% do total. Além disso, 11 tinham atrasado. A Infraero informou que as operações ocorrem normalmente desde a abertura do terminal, às 6h. No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim, na zona norte, quatro voos foram cancelados e dez estavam atrasados, do total de 89 previstos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aumentou a fiscalização nos principais aeroportos do país desde o dia 13 de dezembro, com 315 servidores, e recebeu o plano de contingência das empresas aéreas para o período de maior movimento nos terminais. Entre os compromissos firmados estão a ocupação máxima dos guichês de check-in nos horários de pico, o reforço em guichês para informações, a suspensão da venda de passagens acima da capacidade da aeronave, o chamado overbooking, e aumento do efetivo de tripulação.

De acordo com a Anac, a agência já recebeu relatórios sobre a operação, mas o balanço só será divulgado ao término das ações, depois do dia 13 de janeiro. A expectativa é que 6,6 milhões de passageiros usem os aeroportos brasileiros em dezembro, 200 mil a mais do que no mesmo período de 2012. (Com Agência Brasil)