Topo

"Achei que fossem fogos", diz vítima sobre tiroteio no Réveillon de Copacabana

Do UOL, no Rio

01/01/2014 12h38

Renato Carneiro Resse, 15, baleado em um tiroteio que deixou pelo menos oito feridos durante a festa do Réveillon em Copacabana, foi atendido na madrugada desta quarta-feira (1º) no hospital Miguel Couto, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

Ao deixar a unidade, o jovem afirmou que, em um primeiro momento, achou que os disparos fossem fogos de artifício. Ele foi atingido na perna e liberado após receber atendimento.

"Escutei o primeiro disparo e achei que fossem fogos. Mas eu vi todo mundo se jogando no chão. Não tive essa reação. Quando eu senti [o disparo que o atingiu], pensei que fosse alguma coisa caindo em mim, como uma árvore. Mas eu coloquei a mão e vi o sangue", disse ele em entrevista à rádio "CBN".

Das cinco pessoas levadas para o hospital Miguel Couto, três receberam alta. Outras duas seguem internadas, em estado estável, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os internados está Adilson Rufino da Silva, 31, que teria iniciado o tiroteio após conseguir atirar contra o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Ronald Santana.

Testemunhas relataram que Silva tentava enforcar uma mulher na rua República do Peru, esquina com a avenida Atlântica, a poucos minutos da queima dos fogos. Ao ser abordado pelos policiais militares, Silva conseguiu tirar a arma do soldado que acompanhava o tenente-coronel Santana, segundo informações da assessoria da PM.

Durante a troca de tiros, o comandante do 19º BPM foi baleado no joelho. O outro policial militar, ainda não identificado, reagiu com disparos e também foi baleado.

Santana foi operado na madrugada em um hospital particular, mas já recebeu alta. O soldado continua internado no hospital da corporação, no Estácio, zona norte. Não há informações sobre o seu estado de saúde.

A ocorrência foi registrada na delegacia de Copacabana (12ª DP), que abriu inquérito para investigar as circunstâncias dos crimes. Silva foi preso em flagrante e está sob custódia. (Com Folha de S.Paulo)