Topo

Polícia prende suspeito de coordenar ataques a ônibus em São Luís; no total, 8 são detidos

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/01/2014 20h16Atualizada em 04/01/2014 23h39

O suspeito de ter coordenado as ações de ataque a quatro ônibus em São Luís, a mando de facções criminosas que agem nos presídios do Maranhão, ocorridas na noite dessa sexta-feira (3), foi preso na noite deste sábado (4) em uma ação da PM na capital maranhense.

Até agora, já são oito pessoas detidas acusadas de participação nos ataques aos quatro coletivos, sendo três veículos incendiados. Três pessoas foram presas ainda na noite desta sexta e cinco neste sábado.

Locais de ataques a ônibus e a delegacia em São Luís (MA) em 3.jan.2014

  • Arte/UOL

O acusado foi preso no bairro Monte Castelo portando uma arma de fogo. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o jovem Hilton John Alves Araújo, 27, vulgo “Praguinha”, foi quem recebeu as ordens de uma das facções que agem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para incendiar ônibus na capital maranhense.

Segundo a SSP, o preso Jorge Henrique Amorim Martins, 21, conhecido como “Dragão”, foi quem deu a ordem dos ataques aos ônibus. Ele foi preso em flagrante no dia 27 de dezembro de 2012, por roubo qualificado, e desde então está em Pedrinhas à disposição da Justiça.

O acusado de coordenar os ataques está preso no comando geral da PM. A SSP informou que dos oito detidos quatro são menores de 18 anos e estão apreendidos na delegacia de plantão da Beira-Mar, localizada na capital maranhense.

Segundo a SSP, “Praguinha” era foragido desde dezembro de 2012, quando recebeu da Justiça o benefício de liberdade provisória para passar o Natal com a família e não retornou ao presídio de Pedrinhas. "A polícia conseguiu prender Hilton Araújo novamente em janeiro de 2013, mas em outubro passado a Justiça concedeu a ele, mais uma vez, a liberdade --deu ordem de soltura por considerar que havia decurso de prazo (morosidade) no recurso interposto contra sua condenação", informou.

Todos os presos acusados de vandalismo serão apresentados neste domingo (5), às 11h, na SSP-MA.

Os ataques

Na noite desta sexta-feira, a Tropa de Choque da PM (Polícia Militar) iniciou a operação “Pedrinhas em Paz” e fez uma ação pente fino para encontrar armas, telefones celulares e outros objetos ilegais que estavam em poder os presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Durante a ação da polícia nos presídios, quatro ônibus foram atacados por criminosos --três deles incendiados-- e o prédio do 9º DP (Distrito Policial) foi alvo de tiros. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou que as ordens dos ataques aos coletivos vieram de dentro dos presídios maranhenses em retaliação às ações.

Ainda na noite de ontem, um policial reformado foi assassinado a tiros enquanto conversava com a namorada no bairro Maracanã. A polícia não confirmou se a morte do PM teve relação com as ordens dos presos de Pedrinhas, mas investiga o caso.

Os ataques a ônibus coletivos em São Luís e região metropolitana vêm se tornando constantes. No dia 9 de novembro, dois ônibus foram incendiados, mas antes os passageiros foram roubados pelos criminosos. Os coletivos faziam a linha Bequimão e Alto da Esperança/Tamancão. Na mesma noite, homens armados mataram um PM e feriram dois durante ataques a trailers da polícia.

Policiamento é reforçado no Maranhão após onda de ataques