Topo

Governo do Maranhão vai transferir líderes de facções para presídios federais

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

06/01/2014 17h59

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão informou, nesta segunda-feira (6), que aceitou a oferta do Ministério da Justiça e vai transferir os líderes de facções criminosas do sistema prisional do Estado para presídios federais.

Policiamento é reforçado no Maranhão após onda de ataques

Segundo a SSP, as autoridades da segurança pública e da Secretaria de de Justiça e Administração Penitenciária estão reunidas nesta segunda-feira para decidir os detentos que serão retirados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde 62 presos morreram em 2013 e início deste ano. 

Do presídio, detentos comandaram ataques a quatro ônibus e duas delegacias, entre a noite da sexta-feira (3) e sábado (4), que resultaram em uma criança morta e quatro feridos

A SSP estuda retirar do complexo pelo menos 20 presos. Os nomes que vão ser transferidos estão sendo estudados, de acordo com a influência e periculosidade nas facções criminosas.

Segundo o Ministério da Justiça, o governo federal ofereceu vagas, mas sem um número máximo definido --já que o sistema penitenciário federal tem ocupação média de 60% das 832 vagas.

Ainda segundo o ministério, para que a transferência ocorra, é necessária também uma decisão judicial, da Vara de Execuções Penais.

O ministério também disse que Força Nacional de segurança já está no Estado, e não há previsão ou pedido de envio de mais homens.

Sem ônibus

Também nesta segunda-feira, uma reunião deve definir o retorno da circulação dos ônibus durante as noites. Desde sábado, os coletivos deixaram de circular na capital maranhense após às 18h. Para esta segunda, a promessa é retirar a frota às 19h, mas a paralisação ainda pode ser abortada.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão, Gilson Coimbra, a categoria está com medo de trabalhar à noite.

"Estamos cobrando segurança no trabalho, tanto para os trabalhadores, quanto para os passageiros. Queremos mais abordagens, enfim, mais segurança. Eles que devem dizer como será a segurança. Durante o dia, os rodoviários estão tranquilos, mas à noite eles ficam em desespero", disse.

Delegacia no presídio

Neste domingo, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão anunciou que uma delegacia com um delegado, escrivães e investigadores seria montada dentro do complexo prisional a partir desta segunda-feira. A equipe será formada por policiais da Delegacia de Homicídios, que ficarão em plantão extraordinário.

O secretário-adjunto de Segurança Pública do Maranhão, Laércio Costa, afirmou que as ordens de incendiar ônibus partiram de grupos insatisfeitos dentro do sistema prisional. "A nova administração está acabando com as regalias, e isso está incomodando muito. Estamos tirando celulares, colocando grades, ou seja, ações que causam uma grande irritação aos líderes de facções", disse.