Topo

Prefeitura adia por uma semana volta do rodízio de veículos em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

10/01/2014 11h36Atualizada em 10/01/2014 14h13

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo adiou por uma semana a volta do rodízio de veículos na capital paulista, que está suspenso desde 26 de dezembro.

A retomada da restrição à circulação de veículos no centro expandido iria ocorrer inicialmente na próxima segunda-feira (13), mas foi adiada para a segunda-feira seguinte (20).

  • 18446
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/01/09/o-que-voce-acha-da-ampliacao-do-rodizio-em-sao-paulo.js

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a decisão foi tomada por causa do baixo índice de lentidão que tem sido registrado nos últimos dias em São Paulo.

A restrição vale de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o número final da placa do veículo.

Desrespeitar o rodízio implica em infração de trânsito de nível médio. A multa aplicada é de R$ 85,13 e há acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ampliação do rodízio

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta quinta-feira (9) um estudo que propõe a inclusão de cerca de 400 novas vias, correspondendo a 371 km, no esquema de rodízio municipal de veículos.

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (10), durante visita ao Itaquerão, que sediará a abertura da Copa do Mundo, que pretende discutir a ampliação do rodízio com a cidade e que não teme críticas caso decida adotar a medida.
 
"Não estamos apostando na ampliação do rodízio para resolver o problema do trânsito em São Paulo. Fizemos 300 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, lançamos o Bilhete Único mensal no prazo combinado, estamos apoiando os projetos de metrô e monotrilho. Não são medidas paleativas. São medidas estruturais", disse.
 
A previsão é que a mudança comece a vigorar entre março e abril deste ano, mas antes será discutida pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da cidade de São Paulo no próximo dia 15.
 
Com as mudanças, a prefeitura espera aumentar em 8,5% a velocidade média em São Paulo no horário de pico da manhã, que passaria dos atuais 18,9 km/h para 20,5 km/h.
 
Para José de Almeida Sobrinho, presidente do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Ciências do Trânsito, o rodízio de veículos na capital paulista é um improviso.
 
"Toda medida que envolve rodízio é paliativa. Deve ser adotada enquanto não se toma outra medida definitiva. Na capital, se tornou permanente", analisa o especialista em trânsito.
 
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','9152+AND+5106', '')