Topo

Justiça nega liminar para proibir rolezinho em shopping de Niterói (RJ)

Do UOL, no Rio

17/01/2014 09h46

A Justiça em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro negou, na quinta-feira (16), o pedido de liminar do Fashion Mall S.A. e do Condomínio Edifício Plaza Shopping, que pretendiam impedir os chamados “rolezinhos” no centro comercial. Para os autores da ação, o movimento promove arruaças e tumultos.

Segundo o juiz da 9ª Vara Cível que analisou o processo, o direito de ir e vir e de livre manifestação são garantias constitucionais. Ainda de acordo com ele, se houver alguma ameaça real, cabe à polícia agir de modo a combater atos de vandalismo.

No último sábado (11), ao menos quatro shoppings de São Paulo conseguiram uma liminar na Justiça para impedir os encontros de jovens. Em São Paulo, os shoppings JK Iguatemi, Itaquera e Campo Limpo foram beneficiados pela decisão temporária.

Em São José dos Campos (93 km de SP), o shopping Center Vale também recebeu a liminar. Em Campinas (a 93 km da capital), os shoppings Iguatemi e Parque Dom Pedro tiveram seus pedidos negados.

O rolezinho do Plaza Shopping foi marcado para sábado (18). No domingo (19), haverá outro encontro no Shopping Leblon, no Leblon, bairro nobre da zona sul do Rio. Também está marcado um evento do tipo no shopping Ilha Plaza, na Ilha do Governador, zona norte, e em Campos dos Goytacazes, cidade da região norte do Estado.

Depois da repressão a encontros de jovens em shoppings de São Paulo, vários eventos desse tipo têm sido marcados no país, inclusive por movimentos sociais.