Topo

SP tem 16 pontos de alagamento e 88 semáforos com defeito por causa da chuva; 23 bairros estão em atenção

Nuvens carregadas na região do centro de São Paulo nesta sexta-feira (17) - Junior Lago/UOL
Nuvens carregadas na região do centro de São Paulo nesta sexta-feira (17) Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 15h43Atualizada em 17/01/2014 17h18

A cidade de São Paulo tem pelo menos 16 pontos de alagamento na tarde desta sexta-feira (17), por causa da chuva na capital paulista. Ainda de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 88 semáforos estão inoperantes (53 apagados e 35 em amarelo intermitente).  No total, a cidade registra ainda 120km de lentidão de trânsito.

O transbordamento do córrego Jacuí , na altura da avenida Nova Trabalhadores, em São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo, deixou a situação mais crítica na na zona leste, por volta das 16h20. 

Além da zona leste, por volta das 15h50, as zonas oeste e sul registravam os alagamentos mais importantes (intransitáveis) das vias da cidade, são sete no total. 

Na Mooca, há um ponto de alagamento intransitável no viaduto Bresser; a pista está interditada nos dois sentidos, junto à praça Siro Pontes.

Desde por volta das 15h20, um alagamento ocupa duas faixas da marginal Tietê, pista sentido a rodovia Castelo Branco, próximo à avenida Otto Baumgart.

Ainda na Penha, há mais um alagamento intransitável, na avenida Governador Carvalho Pinto; a pista segue interditada desde às 15h35, sentido bairro, próximo à avenida João Miguel.

No bairro de Vila Guilherme, um alagamento ocupa as duas faixas da rua Coronel Marques Ribeiro.

A rua Jacú Pêssego, a pista está interditada no sentido Mauá.

Na zona sul, o bairro de Vila Mariana registra um alagamento intransitável, que ocupa duas faixas na marginal Tietê, pista expressa sentido Ayrton Senna, antes da ponte Miguel Arraes.

E na zona oeste, um alagamento ocupa duas faixas na avenida professor Francisco Morato, sentido centro, junto à rua Ibiapaba.

23 bairros em estado de atenção

Com a chuva, a cidade entrou em estado de atenção, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), em pelo menos cinco zonas, mais as marginais Tietê e Pinheiros. No total, 23 bairros das zonas leste; sudeste; oeste; centro, e marginais Tietê e Pinheiros estão em alerta para alagamentos desde às 14h20.

Os bairros em alerta são: Lapa, Butantã, Pinheiros, Campo Limpo, M'Boi Mirim, Cidade Dutra, Parelheiros, Cidade Ademar, Jabaquara, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Mooca, Vila Formosa, Vila Prudente, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera, São Mateus, Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaim Paulista.

Às 14h30, houve registro de queda de granizo nos bairros de Itaquera, Penha, Guilhermina Esperança e Artur Alvim, na zona leste. 

No bairro do Jabaquara, na zona sul, também ocorreu queda de granizo às 14h45. 

A chuva trouxe ainda rajadas de vento de até 33,3km/h às 14h33, registrada no aeroporto do Campo de Marte. Em Congonhas, na zona sul, os ventos chegaram a 59km/h.