Topo

Avião da TAM é liberado em Manaus após sofrer ameaça de bomba

Reprodução/Twitter/@robertofmarinho
Imagem: Reprodução/Twitter/@robertofmarinho

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

18/01/2014 16h15Atualizada em 18/01/2014 18h11

Um avião da TAM vindo de Brasília pousou em Manaus e passou nesta tarde de sábado (18) por uma vistoria devido a uma ameaça de bomba. Os passageiros, que seguiam rumo à Boa Vista, tiveram de descer da aeronave para que a Polícia Federal fizesse a varredura.

A aeronave, que fazia o voo JJ 3540, ficou em uma área isolada do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense, onde já faria uma escala prevista.

Os policiais não encontraram nada suspeito, e após cerca de duas horas, a aeronave e os passageiros foram liberados. 

Em comunicado, a TAM disse lamentar os transtornos causados aos clientes. 

A empresa disse ter recebido "um alerta sobre suposta presença de bomba a bordo da aeronave que fazia o voo JJ 3540. O avião pousou em segurança em Manaus, às 10h39 - horário local, onde a Polícia Federal foi acionada".

Já a Polícia Federal afirmou, segundo o jornal local "A Crítica", que uma pichação foi encontrada no banheiro do Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, onde se lia que a aeronave que faria o voo para Manaus iria "para o ares". A PF de Brasília acionou seu departamento de Manaus, que se deslocou com uma equipe para o aeroporto Eduardo Gomes.

Segundo o passageiro Roberto Marinho, 36, os passageiros foram avisados pelo comandante do voo que havia uma suspeita de bomba no avião e que todos deveriam descer com calma para não causar acidentes. Os passageiros foram orientados a não levar nenhum pertence que estivesse a bordo.

Marinho contou que o aviso só ocorreu depois de o avião ter ficado parado em uma área isolada do aeroporto por quase uma hora.

"Todo mundo desceu e algumas pessoas passaram mal com a notícia. Mas o ruim mesmo foi quando todos estavam descendo e as comissárias gritaram para todos correrem. Muitas pessoas se assustaram e poderiam ter se machucado", disse.