Topo

Treze horas após acidente, trens voltam a circular em todos os ramais no Rio

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

22/01/2014 16h33Atualizada em 22/01/2014 19h49

A SuperVia informou, na tarde desta quarta-feira (22), que a circulação dos ramais Saracuruna e Belford Roxo foi normalizada às 16h a partir da estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Às 18h15, os trens voltaram a circular em todos os ramais. A volta da circulação em todas as linhas ocorreu somente  12 horas após o descarrilamento que prejudicou o sistema durante todo o dia.

Até as 19h, a concessionária disponibilizou ônibus saindo da Central do Brasil para São Francisco Xavier, de onde os passageiros puderam pegar trens paradores para os ramais. Para entrar no veículo, era necessário apresentar um ticket de trem. Dentro da estação, o movimento era tranquilo por volta das 18h30. Do lado de fora, havia filas formadas em pontos de ônibus.

Ainda de acordo com a concessionária, uma equipe técnica permanece na estação São Cristóvão para continuar os reparos e normalizar completamente a circulação nos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro.

O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, afirmou que a previsão da concessionária é de que todas as linhas do sistema de trens do Rio de Janeiro voltem a funcionar com capacidade total apenas na quinta (23), segundo Cunha.

O descarrilamento de um trem perto da estação de São Cristóvão, na zona norte, às 5h15, danificou a estrutura que sustenta os cabos da rede aérea, interrompendo o fornecimento de energia no ramal. Com o acidente, nenhum trem partiu ou chegou à estação Central do Brasil, por onde passam diariamente 600 mil passageiros, em média.

Multa

A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) divulgou uma nota no fim da manhã afirmando que irá multar a concessionária por falhas detectadas no plano de contingência, na comunicação e no atendimento aos usuários do sistema ferroviário do Rio de Janeiro após o descarrilamento. O valor da multa ainda não foi definido.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, esteve na estação São Francisco Xavier. Segundo ele, a frota de ônibus foi reforçada. Osório afirmou que a Supervia terá que restituir o dinheiro das passagens.

Passageiros revoltados xingaram o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que também esteve no local. Ameaçado de agressão, Lopes teve que ser protegido por seguranças.

Lopes afirmou que problemas como o ocorrido na manhã de hoje, que paralisou todo o sistema de trens urbanos da região metropolitana, "existirão sempre".

Sem os trens, milhares de pessoas procuraram ônibus e o metrô, que superlotaram. Por causa da superlotação nas plataformas, o Metrô chegou a fechar as entradas das estações de Triagem e Pavuna (zona norte), para evitar que as pessoas fossem empurradas sobre os trilhos.

Histórico

O descarrilamento de hoje foi um dos mais de 20 incidentes graves registrados nos últimos meses no sistema ferroviário administrado pelo consórcio SuperVia na cidade.

Falhas como descarrilamentos e suspensão na circulação de trens levaram até mesmo à depredação de estações e composições por parte dos passageiros, revoltados com as más condições de transporte, em dezembro do ano passado.

Segundo a Agetransp, em 2013 foram registrados 83 boletins de ocorrência gerados por incidentes na concessionária. Este ano, já foram registradas oito ocorrências.