Topo

Governo federal elabora manual para atuação da polícia em protestos

Do UOL, em Brasília

23/01/2014 12h11Atualizada em 23/01/2014 12h11

Após críticas da atuação policial na onda de protestos que tomou conta do país em junho passado, o Ministério da Justiça planeja divulgar uma portaria para definir e padronizar a ação das polícias em manifestações.

O documento, conforme revelou reportagem na edição desta quinta-feira (23) do jornal “Correio Braziliense”, deverá especificar o uso de armas não letais e a implantação de centros de controle e monitoramento.

Em nota, a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), responsável pela elaboração da portaria, informa que a “iniciativa, ainda em elaboração, não tem como objetivo nem diretriz coibir legítimas manifestações e protestos de rua”.

Além da secretaria, participam das discussões sobre o manual representantes do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Policias Militares.

Nos protestos realizados no ano passado em diversas cidades brasileiras, mobilizando milhares de pessoas em certas ocasiões, várias centenas de manifestantes ficaram feridos durante a repressão da polícia.