Topo

Bases de UPPs são atacadas por criminosos no Complexo do Alemão

Do UOL, no Rio

29/01/2014 10h49Atualizada em 29/01/2014 11h59

Criminosos atacaram a tiros na noite desta terça-feira (28) três bases de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) situadas na região do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações da assessoria da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora), os atentados ocorreram nas favelas Nova Brasília, Fazendinha e do Alemão.

A recém-inaugurada delegacia do Alemão (45ª DP), localizada em uma das estações do teleférico, no alto do morro do Alemão, também foi alvo de disparos. Há informações de que uma granada teria sido lançada contra a sede do distrito policial.

De acordo com a polícia, houve um intenso tiroteio durante a madrugada --o que também foi relatado pelos moradores das comunidades por meio de redes sociais.

Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do Choque reforçaram a segurança na região do Complexo do Alemão, e fizeram uma incursão para durante a madrugada para reprimir a atividade de traficantes de drogas. Não houve prisões nem feridos.

As ocorrências foram registradas na própria 45ª DP, que solicitou apoio do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), a divisão de elite da Polícia Civil, para garantir a segurança na região durante a investigação. Nenhum policial ou morador foi atingido pelos tiros.

A CPP informou ainda que o policiamento segue reforçado na manhã desta quarta-feira (29).

Clique na imagem para ver em tamanho maior

  • Arte/UOL

Considerado o quartel-general do Comando Vermelho, a maior facção de tráfico de drogas do Rio, o conjunto de favelas foi ocupado pelas forças de segurança em novembro de 2010, após uma onda de ataques a ônibus e postos policiais que levou pânico à cidade.

O Complexo do Alemão ficou permanente ocupado pelo Exército até meados de 2012, quando foram inauguradas UPPs na região.

PMs baleados

Em outubro do ano passado, uma troca de tiros na favela Nova Brasília fez duas vítimas. Dois policiais militares lotados na UPP local foram baleados quando checavam uma denúncia de tráfico de drogas em um local conhecido como Largo da Vivi.

Um soldado levou um tiro na mão esquerda, mas foi medicado e liberado no local. O outro policial, um sargento, foi ferido em um dos pés e levado para o Hospital Central da Polícia Militar, no Centro do Rio. Ninguém foi preso.

Essa não foi a primeira vez que policiais militares da UPP Nova Brasília foram vítimas de ataques. Em agosto de 2013, um soldado levou um tiro no braço durante a madrugada do dia 22 daquele mês. Na noite de 23 de julho, a soldado Fabiana Aparecida de Souza, 30, foi assassinada durante um ataque à fachada da sede da UPP. (Com Estadão Conteúdo)