Topo

PM detém 14 suspeitos de integrar grupo de "justiceiros do Flamengo" no Rio

O adolescente de 16 anos foi preso a um poste por uma trava de bicicleta na avenida Rui Barbosa, no Flamengo - Reprodução/Facebook
O adolescente de 16 anos foi preso a um poste por uma trava de bicicleta na avenida Rui Barbosa, no Flamengo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio

04/02/2014 12h03

Treze homens e um adolescente foram levados para a 9ª Delegacia (Catete) do Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira (4) suspeitos de agredir duas pessoas no Parque do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. O grupo pode ser o mesmo que vem sendo chamado de “justiceiros do Flamengo” desde que um rapaz suspeito de roubo foi agredido, deixado nu e preso com uma trava de bicicleta a um poste, na última sexta-feira (31).

Segundo informações da Polícia Civil, eles prestaram depoimento, assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. Todos responderão em liberdade por formação de bando ou quadrilha, tentativa de lesão corporal e corrupção de menores.

As investigações ainda estão em andamento para apurar o possível envolvimento desse grupo com o caso do adolescente encontrado preso em um poste. À ocasião, os bombeiros foram chamados e precisaram usar um maçarico para libertar o rapaz, encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro.

A mulher que socorreu o rapaz divulgou o caso na internet e foi criticada porque ele seria integrante de uma gangue que pratica assaltos na zona sul. O rapaz estava sem documentos, segundo os Bombeiros, e o caso não chegou a ser registrado na polícia.

Aumento da criminalidade

A 9ª Delegacia de Polícia (Catete) registrou um aumento de 61% no número de roubos a transeuntes entre janeiro e outubro do ano passado em comparação com o mesmo período de 2012. A delegacia é responsável por atender o bairro do Flamengo.

Segundo os números do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram 496 casos em 2012, contra 801 no ano passado. O aumento é maior do que o acumulado em toda a capital, que teve uma variação de 10% no mesmo período - em 2012 (janeiro a outubro) foram 22.488 registros, contra 24.703 em 2013.

Moradores reclamam que os roubos têm sido praticados por mendigos e viciados em drogas que ocupam o Parque do Flamengo. O caso do suspeito preso ao poste foi registrado na avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Parque Carmem Miranda. Os chamados "justiceiros do Flamengo" têm respondido ao aumento dos assaltos com golpes de tacos de beisebol, paus e pedras contra suspeitos de praticarem os roubos.