Topo

Problema de energia na via férrea prejudica circulação de trens no Rio

Do UOL, no Rio

04/02/2014 14h00Atualizada em 04/02/2014 14h51

A circulação de trens urbanos no Rio de Janeiro foi prejudicada na tarde desta terça-feira (4) devido a problemas de energia no trecho entre Mangueira e Central do Brasil, de acordo com informações da SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário na região metropolitana. Um trem do ramal Japeri apresentou uma ocorrência no pantógrafo (equipamento que liga o trem à rede aérea) às 13h10, quando chegava à estação terminal.

De acordo com a empresa, os trens dos ramais Saracuruna e Belford Roxo circularam apenas entre as estações terminais e São Cristóvão, na zona norte, mas foram normalizados às 16h30. Os ramais Santa Cruz, Deodoro e Japeri circulam com intervalos irregulares. Os passageiros estão sendo avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

Na segunda (3), o Tribunal de Justiça do Rio determinou que a Supervia pague uma multa de R$ 240 mil por descumprir uma liminar emitida em abril de 2009, que obrigava a empresa a impedir a abertura indevida das portas dos trens em circulação.

A decisão foi tomada pela juíza Maria Isabel Paes Gonçalves, da 6ª Vara Empresarial. A liminar estabelecia multa de R$ 20 mil para cada evento de circulação de composições com portas abertas. Segundo a Justiça, as multas são por causa de descumprimentos ocorridos em 2011, 2012 e 2013.