Topo

Adolescente é preso na BA suspeito de participar de incêndio a veículos

17.02.2014 - Veículos queimados em pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna, na Bahia - Divulgação/Prefeitura de Itabuna
17.02.2014 - Veículos queimados em pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna, na Bahia Imagem: Divulgação/Prefeitura de Itabuna

Mário Bittencourt

Do UOL, em Vitória da Conquista

17/02/2014 15h43

Um jovem de 16 anos foi apreendido nesta segunda-feira (17), em Itabuna (426 km de Salvador), no sul da Bahia, suspeito de participar de manifestação em que foram incendiados um ônibus coletivo, onze veículos e dez motos.

A manifestação ocorreu no domingo (16), logo após a morte de outro adolescente de 14 anos que estava de moto e não parou numa blitz da Polícia Militar. Na perseguição, ele teria caído da moto.

Moradores locais, no entanto, dizem que ele foi atropelado por um carro da PM, o que gerou o protesto.

“Estamos investigando o caso e em 30 dias teremos uma resposta definitiva sobre o caso”, afirmou o delegado-coordenador da Polícia Civil em Itabuna, Evy Paternostro.

A partir da apreensão do adolescente, informa o delegado, a polícia espera chegar às outras pessoas que estavam no protesto que resultou na queima dos veículos. Segundo a imprensa local, eram cerca de 30 pessoas na manifestação.

O ônibus que foi queimado estava próximo ao bairro Lomanto, onde a população local entrou em confronto com a PM, que teve de usar balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Populares reagiram com pedradas e balas de gude atiradas com estilingue.

Já os onze carros e dez motos que foram incendiados estavam guardados num pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna. Eles estavam apreendidos por diversas irregularidades.

“Os manifestantes destruíram o portão de acesso, vidros da garagem, carros e motos que estavam no pátio”, informou a Administração local.

De acordo com a prefeitura, os carros incendiados estavam com restrição de roubo e que iam para devolução às seguradoras e as motos iam a leilão.

Os manifestantes também retiraram quatro bicicletas de funcionários e sete motos com restrição de roubo do pátio da secretaria.

A prefeitura informou que nesta segunda foram recuperadas quatro das sete motos levadas pelos manifestantes.

O secretário de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares, disse que os prejuízos não foram maiores porque mais de 100 veículos apreendidos durante operações de rotina estão aguardando o resgate por parte dos proprietários em um pátio em outro bairro da cidade.

Soares afirma que medidas estão sendo adotadas para aumentar a segurança no local. Uma delas é a colocação de câmaras para o videomonitoramento do pátio e nas demais dependências da secretaria.