Topo

Em dia de mudanças no trânsito, Metrô no Rio bate recorde de passageiros

Trânsito congestionado na avenida Presidente Vargas, em frente à Prefeitura do Rio de Janeiro, na manhã de segunda-feira (17) - Ale Silva/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Trânsito congestionado na avenida Presidente Vargas, em frente à Prefeitura do Rio de Janeiro, na manhã de segunda-feira (17) Imagem: Ale Silva/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

18/02/2014 17h45

O Metrô do Rio de Janeiro divulgou nota nesta terça-feira (18) na qual informa que bateu recorde de passageiros na segunda (17): durante todo o dia, foram transportadas 803.400 pessoas pelo sistema de trens subterrâneos da capital fluminense.

Ontem foi o primeiro dia útil do fechamento do Mergulhão da Praça 15, importante ponto de ligação entre o centro e a zona sul do Rio de Janeiro, e de transformação em mão dupla da avenida Rio Branco, uma das principais vias da cidade. Ainda não há informação sobre o número de passageiros hoje, quando o trânsito também ficou complicado na região central.

Ontem, os cariocas seguiram os conselhos do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que afirmou que esse seria o "pior momento" das mudanças viárias para revitalização da zona portuária, e optaram pelo transporte público. Usuários reclamaram da lotação do metrô, que chegou a apresentar problemas técnicas em uma composição da linha 2, em Thomaz Coelho, zona norte, com intervalos irregulares.

O Metrô informou, no entanto, que o horário de pico foi estendido, o que ampliou a oferta para em torno de 40 mil lugares, sendo 10 mil por linha/sentido, e houve um reforço de 10% na frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície, de 60% nas bilheterias disponíveis e 10% no número de agentes de segurança nas estações, intensificando ainda mais o atendimento e orientação aos usuários. O MetrôRio tem a média de 690 mil passageiros em dias úteis.

Segundo a concessionária MetrôRio, o recorde anterior havia sido registrado no dia 11 de fevereiro, em função da mudança de tráfego na avenida Rio Branco, entre a Praça Mauá e a avenida Presidente Vargas, que passou a operar apenas no sentido Praça Mauá. Na ocasião, houve um registro de 790 mil usuários.