Topo

Pane em semáforos e protesto complica ainda mais o trânsito no Rio

Trânsito lento em Ipanema, na zona sul do Rio - Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo
Trânsito lento em Ipanema, na zona sul do Rio Imagem: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

20/02/2014 11h03Atualizada em 20/02/2014 14h42

Uma falha de comunicação em 11 centrais que controlam os semáforos do Rio de Janeiro e um protesto de funcionários de hospitais federais deixaram o trânsito ainda mais caótico na manhã desta quinta-feira (20) nas zonas sul e norte da capital fluminense. O Centro de Operações informou que, às 11h55, o sistema voltou a operar. Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal continuam atuando nos locais mais afetados para tentar organizar o tráfego de veículos.

A manifestação de servidores federais chegou a fechar a avenida Rio Branco em direção ao Aterro do Flamengo e a pista lateral da avenida Presidente Vargas entre a Rio Branco e a avenida Passos, causando reflexos  no Trevo das Forças Armadas, sentido avenida Pres Vargas, e na avenida Francisco Bicalho e no viaduto do Gasômetro, sentido centro. A rua Araújo de Porto Alegre também foi fechada pelos manifestantes.

Esta é a primeira semana do fechamento do Mergulhão da Praça 15, importante ponto de ligação entre o centro e a zona sul do Rio de Janeiro, e de transformação em mão dupla da avenida Rio Branco, uma das principais vias da cidade, o que complicou a situação do trânsito em toda a região central.

Os cariocas seguiram os conselhos do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que afirmou que esse seria o "pior momento" das mudanças viárias para revitalização da zona portuária, e optaram pelo transporte público, que ficou sobrecarregado nos últimos dias. O Metrô chegou a bater recorde de passageiros na segunda-feira (17) e informou que hoje, devido aos problemas dos sinais de trânsito, estendeu o horário de pico.

O comércio popular da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) registrou queda de cerca de 20% durante os primeiros dias de mudanças. O dado é da própria associação de comerciantes.

Às 13h, havia lentidão na avenida Brasil, sentido centro, com retenções em Irajá, Ramos, Bonsucesso, Manguinhos, Benfica, Caju e São Cristóvão. Na Linha Vermelha, o trânsito era lento da altura da Infraero até a altura do Caju.

Havia lentidão também na estrada Lagoa-Barra, sentido Gávea, a partir da altura do Fashion Mall. O trânsito seguia com retenção no túnel Zuzu Angel, sentido Gávea, e no túnel Santa Bárbara, sentido Laranjeiras. O mesmo panorama era observado no túnel Rebouças, sentido Lagoa.

Na zona norte, o trânsito era intenso ao longo de toda a rua Teodoro da Silva, desde a altura da rua Barão do Bom Retiro. Havia também grande movimentação de veículos na avenida Prof. Manuel de Abreu, na rua São Francisco Xavier e na avenida Maracanã, sentido centro.

Na rua Conde de Bonfim, o trânsito era normal até a altura da rua Haddock Lobo, onde o havia trechos de lentidão até a altura do viaduto Paulo de Frontin. Por isso, do centro para a zona norte, a melhor opção é a rua Visconde de Niterói, pois há lentidão também na Radial Oeste, sentido centro.