Topo

PM usa bombas em protesto contra superlotação de ônibus no Rio

Em protesto contra a superlotação dos ônibus, usuários do corredor BRT Transoeste interditaram as duas pistas da avenida das Américas - Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo
Em protesto contra a superlotação dos ônibus, usuários do corredor BRT Transoeste interditaram as duas pistas da avenida das Américas Imagem: Genilson Araújo/Parceiro/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

27/02/2014 10h26Atualizada em 27/02/2014 14h37

Uma manifestações de usuários do corredor BRT Transoeste interditou na manhã desta quinta-feira (27) as duas pistas da avenida das Américas, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro até as 12h. O protesto ocorreu na altura da estação Mato Alto, em Guaratiba, e tem como reclamação a superlotação dos ônibus articulados que integram o sistema.

Segundo a Polícia Militar, foram usadas bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Não houve presos nem feridos. Houve ainda um incêndio na mata próxima à avenida das Américas. De acordo com o comando do 27º BPM (Santa Cruz), o fogo no local onde ocorria a manifestação foi provocado pelo "tempo seco".

Relatos de usuários do BRT nas redes sociais indicam que a mobilização começou por volta de 7h, espontaneamente, em razão da superlotação da estação Mato Alto. Não há informações de que o protesto tenha sido organizado previamente.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a interdição da avenida das Américas ocorreu por volta de 9h30. Há um intenso congestionamento na região, e os ônibus do BRT ficaram parados ao longo do corredor aguardando para que pudessem entrar na estação Mato Alto. A Polícia Militar não informou quantas pessoas participam da manifestação.

Os veículos que trafegavam no sentido Alvorada foram desviados para a estrada da Matriz, informou o Centro de Operações. Já para os carros que seguiam na direção contrária, sentido Jardim Oceânico, a única opção foi a paciência.

O consórcio que administra o sistema BRT informou ter enviado uma equipe de apoio para auxiliar a Polícia Militar na contenção de eventuais tumultos. A operação está parada, já que os intervalos são irregulares e não há como qualquer ônibus prosseguir em direção a Campo Grande.