Topo

Preso é encontrado enforcado no complexo de Pedrinhas (Maranhão)

Do UOL, em Maceió

01/03/2014 21h18

Um detento foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, neste sábado (1º). 

Agentes penitenciários encontraram Pedro Elias Martins Viegas, 31, que cumpria pena por tráfico de drogas, enforcado. Foi a oitava morte no sistema prisional do Maranhão este ano e a quarta no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde mais de 60 presos foram mortos desde o início do ano passado. Houve casos de presos decapitados com imagens gravadas em vídeo por outros presos. O escândalo sobre a situação desumana no principal complexo prisional do Maranhão chamou a atenção do país e de instituições internacionais. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária informou que a Polícia Civil investiga o caso. Na tarde deste sábado, o Instituto de Criminalística foi acionado e fez perícia no local.

Mais mortes

Outra morte no sistema prisional do Maranhão ocorreu no último dia 26, quando João Francisco Diniz Pereira foi encontrado morto cela 4 de um pavilhão da CCPJ (Central de Custódia de Presos) do Anil, na capital São Luís.

Mais três mortes neste ano ocorreram na Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas (a 817 km de São Luís), na unidade de mesmo nome em Santa Inês (a 230 km de São Luís) e na Delegacia Regional de Rosário (a 72 km de São Luís).

Crise

O Maranhão passa por uma crise na área de segurança pública que tem como foco o complexo de Pedrinhas. Superlotado, com 1.700 vagas e 2.200 presos, o complexo registrou 60 assassinatos de presos em 2013, sendo que a maioria deles foi ocasionado por briga entre facções criminosas que agem dentro dos presídios maranhenses.

O complexo está sob a segurança da PM (Polícia Militar) e da Força de Segurança Nacional desde o último dia 27 de dezembro.