Topo

Consulta sobre licitação de ônibus termina em confusão em Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2014 12h49

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu encerrar a consulta popular sobre licitação de transporte público na cidade, após o debate terminar em confusão na noite dessa segunda-feira (10). Rojões foram lançados da plateia em direção à mesa de autoridades, houve pancadaria entre manifestantes e guardas municipais e detenções. Com isso, a prefeitura concluiu essa fase e aguarda apenas a publicação do edital no final do mês.

Essa foi a segunda tentativa de uma audiência aberta. Em 27 de fevereiro, a consulta teve início no plenário da Câmara de Vereadores, mas devido a um tumulto, foi transferida para um local maior, o Ginásio Tesourinha.

Mesmo com policiamento reforçado e identificação dos presentes antes de participar da reunião, bastaram 15 minutos de plenária para que rojões e pedras fossem lançados em direção à mesa onde estavam representantes da prefeitura. A Guarda Municipal entrou em ação e deteve ao menos duas pessoas. A reunião foi cancelada.

Em entrevista a uma rádio local, na manhã desta terça-feira, o prefeito José Fortunati chamou de “surrealista” a situação. "Alguns tentarão de todas as formas impedir que a licitação aconteça”, disse. “Se a licitação não acontecer, interessa a quem? É engraçado os manifestantes que querem, teoricamente, a estatização. Com isso, eles estarão favorecendo as empresas atuais. É um quadro surrealista."

Pelas redes sociais usadas para mobilizar manifestações, o Bloco de Lutas pelo Transporte Público de Porto Alegre –que deu início aos movimento contra o aumento de passagens, no primeiro semestre de 2013–, já conclamava seus seguidores a "barrar" a consulta. "A audiência pública de transporte chamada pela prefeitura é uma farsa", dizia um dos posts. “Seus representantes se baseiam no que foi apurado pela Justiça, de que o lucro das empresas que exploram o serviço de ônibus é abusivo”. O UOL tentou contato telefônico com alguma liderança do Bloco de Lutas, mas não obteve êxito.

Irritado com o rumo que a audiência tomou, o vice-prefeito, Sebastião Melo, afirmou que somente a Justiça poderá ordenar uma nova consulta. Segundo ele, o processo está encerrada para a Prefeitura de Porto Alegre. No dia 31 de março, a Eptc (Empresa Pública de Transporte e Circulação) publicará o edital de licitação, que prevê mudanças na frota, como o acréscimo de 70 veículos, a implementação de um sistema de GPS nos coletivos e a ampliação do itinerário em 80 linhas. Porém, com a justificativa de baratear o valor da passagem, a prefeitura retirou a obrigatoriedade de ar condicionado dos carros. Essa será a primeira vez que o transporte coletivo será licitado em Porto Alegre.