Topo

Dilma repudia abuso de mulheres no metrô e pede que vítimas denunciem

Do UOL, em São Paulo

21/03/2014 17h38

A presidente Dilma Rousseff  incentivou, pelo Twitter, nesta sexta-feira (21), mulheres vítimas de abuso no transporte público a denunciar os casos à polícia. Dilma disse ainda que esse tipo de crime "envergonha" a sociedade brasileira.

A presidente pediu que as mulheres "não se intimidem em denunciar". "E às polícias, que não se omitam em combater a prática", escreveu a presidente no microblog.

Acusado de abuso sexual em trem alegou estar "necessitado", diz delegado

Dilma lembrou que a democracia brasileira vem avançando no enfrentamento dos diversos tipos e práticas de violência contra as mulheres, citando a Lei Maria da Penha.

"O Brasil de hoje não comporta mais qualquer tipo de violência contra a mulher", disse.

Vinte casos em dois meses; três só em uma semana

Neste ano, 20 homens foram detidos pela Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) por atos obscenos contra mulheres no sistema do metrô de São Paulo.

Três deles foram presos só nesta semana, depois de serem flagrados molestando ou filmando as partes íntimas de passageiras na linha 7-Rubi da CPTM e na estação Sé do Metrô.

Na segunda-feira (17), o desempregado Adilton Aquino dos Santos, 24, foi preso na plataforma da linha 7-Rubi da CPTM, na estação Luz, no centro de São Paulo, acusado de estupro.

Segundo a polícia, ele abusou de uma supervisora de 30 anos até ejacular na calça dela, com o pênis para fora. Santos foi espancado por passageiros da CPTM que viram a cena e acabou sendo salvo por seguranças da companhia, que o prenderam em flagrante.

Com a proliferação de casos, a Polícia Civil de São Paulo abriu investigação de 30 grupos de molestadores que atuam no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano).

Os grupos têm páginas no Facebook e em outras mídias sociais nas quais estimulam atos obscenos em mulheres no sistema metroviário.

A Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) e a unidade de inteligência do Decade (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas) querem levantar informações de quem são as pessoas e com quem elas se relacionam.

Rede social reúne interessados em assédio sexual no transporte público