Topo

Av. Lins de Vasconcelos, na zona sul, ganha mais 700 m de faixa para ônibus

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 06h00

A partir desta segunda-feira (24), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implanta mais 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na avenida Lins de Vasconcelos, Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

Os coletivos terão prioridade em direção ao bairro (Cambuci), no novo trecho entre a avenida Lacerda Franco e a rua Coronel Diogo, de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 16h às 20h assim como aos sábados, das 6h às 14h. Nesse trecho, a via opera com sentido único de circulação do tráfego.

Faixas e corredores de ônibus em SP

Confira as ruas e as avenidas onde estão os corredores e as faixas exclusivas para os coletivos em São Paulo

Clique para ver o mapa

A implantação da faixa faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Segundo a CET, com estes 700 metros, a cidade fica com 319,8 km de faixas exclusivas para ônibus.

Em 4 de novembro de 2013, a avenida Lins de Vasconcelos recebeu seu primeiro trecho de faixa exclusiva à direita, com 400 metros de extensão implantados no sentido Vila Mariana/Cambuci entre o terminal de ônibus da Vila Mariana e a rua Dr. Neto de Araújo. 

De acordo com a CET, pela avenida Lins de Vasconcelos, entre a avenida Lacerda Franco e a rua Coronel Diogo, circulam oito linhas de ônibus municipais, transportando 79.483 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 54 ônibus/hora nos horários de picos.

A ativação desta nova faixa terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito orientam os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 7 de abril, a fiscalização será intensificada na via.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.