Topo

Preso é assassinado dentro de cela e mortes sobem para 9 em presídios do MA

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/03/2014 14h32

O preso Antônio André de Sousa Santana foi assassinado com golpes de espeto, na tarde desta segunda-feira (24), dentro da Penitenciária Jorge Vieira, na cidade de Timon (a 427 km de São Luís). Um colega de cela confessou o crime. Com a morte de Santana sobe para nove o número de assassinatos em presídios maranhenses este ano.


Santana estava no banho de sol com outros oito detentos, quando foi atacado por Leidiano Feitosa, conhecido como “Frankstein”. Armado com um espeto, o preso agrediu Santana, que sofreu perfurações no peito e nas costas. Ele morreu antes de ser socorrido.

Feitosa foi identificado pela segurança da penitenciária e levado para a Central de Flagrantes de Timon, onde foi autuado por homicídio. Ele cumpre pena por homicídio e roubo. Feitosa foi condenado a 28 anos de prisão.

Em depoimento à delegada Ingrid Albuquerque, o acusado disse que matou Santana porque ele havia assaltado a irmã dele antes de ser preso.

Santana estava preso há duas semanas na Penitenciária Jorge Vieira e dividia a cela com Feitosa. Atualmente, a instituição está superlotada com 350 presos, enquanto sua capacidade é de 160 internos.

O sistema prisional do Maranhão vem chamando a atenção devido à quantidade de assassinatos ocorridos entre os detentos. Somente em 2013 foram 60 mortes. A causa da maioria das mortes está relacionada à disputa de facções criminosas, que agem dentro das unidades prisionais do Maranhão.

O foco da crise é Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, que está superlotado, com 2.200 presos para uma 1.700 vagas.

Oito mortes
O oitavo assassinato de preso do sistema penitenciário do Maranhão ocorreu no dia 1º deste mês. Pedro Elias Martins Viegas, 31, que cumpria pena por tráfico de drogas, foi encontrado morto no CDP (Centro de Detenção Provisória) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A autópsia mostrou que ele foi vítima de enforcamento.

Em fevereiro, outros dois presos foram assassinados no sistema prisional do Maranhão. No dia 26 de fevereiro, João Francisco Diniz Pereira foi encontrado morto na CCPJ (Central de Custódia de Presos) do Anil, localizada em São Luís.

No dia 3 de fevereiro, um detento da Delegacia Regional de Rosário (a 72 km de São Luís) foi enforcado dentro da cela. Antônio Carlos Cantanhede Dias, 40, era acusado de roubar uma bicicleta.

Valdiano Fernandes da Silva, 27, que cumpria pena na Unidade Prisional de Ressocialização de Balsas (a 817 km de São Luís) foi a quinta vítima assassinada no sistema prisional do Maranhão. Ele foi espancado até a morte por colegas de cela no dia 29 de janeiro.

A UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) de Santa Inês (a 230 km de São Luís) registrou a quarta morte em unidades prisionais maranhenses.

Outros três presos foram mortos no Complexo de Pedrinhas em janeiro. O complexo está sob a segurança da PM (Polícia Militar) e da Força de Segurança Nacional desde o último dia 27 de dezembro.