Topo

Opositor de Roseana, ex-comandante da PM é preso por protesto no MA

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

01/04/2014 18h58

Apontado como um dos líderes do movimento que tenta paralisar as atividades da PM (Polícia Militar) no Maranhão, o coronel Francisco Melo foi preso, segunda-feira (1º), quando estava no estacionamento da Câmara de São Luís.

Segundo a PM, ele foi preso por transgredir a hierarquia e a disciplina. Ele também vai responder processo administrativo. Melo foi comandante da PM durante o governo Jackson Lago (1934-2011), em 2009, e, após isso, sempre foi integrou lideranças de movimentos contrários ao governo Roseana Sarney (PMDB).

Foi ele um dos líderes daquela que teria sido a maior greve de militares já vivida pelo Estado, em 2011.

No último dia 26, os militares decidiram por paralisação para cobrança de reajuste salarial.

Apesar de terem os vencimentos reajustados em 7%, os militar espedem reajuste de 25% para compensar perdas salariais que viriam sofrendo desde 2002.

Baixa mobilização

Mas, segundo um policial militar ouvido pelo UOL, o clima é de revolta com a prisão e os ânimos da categoria estão exaltados, mas mesmo assim a adesão dos militares à paralisação na capital está muito baixa.

“Quem está segurando o aquartelamento é o interior, principalmente Imperatriz”, disse.

Os militares decidiram acampar na sede da Câmara de Vereadores de São Luís, onde impediram a realização de sessão nesta terça-feira.

Esta não foi a primeira prisão por suposta desobediência desde o início da movimentação dos militares. No dia 14 de março, um soldado já havia sido preso, acusado de desobediência ao regulamento disciplinar do Exército.

O soldado Leite seria um dos líderes do protesto que terminou na porta do Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, na noite anterior. Ele foi solto poucos dias depois, mas ainda responde a processo administrativo e pode ser punido.