Topo

Justiça do Rio nega habeas corpus a acusados de matar cinegrafista da Band

Cinegrafista da Band foi ferido por explosivo na cabeça durante ato na Central do Brasil, no centro do Rio - Agência O Globo
Cinegrafista da Band foi ferido por explosivo na cabeça durante ato na Central do Brasil, no centro do Rio Imagem: Agência O Globo

Do UOL, no Rio

10/04/2014 18h02

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) informou que um novo pedido de habeas corpus para os acusados pela morte do cinegrafista da "Band" Santiago Andrade, em fevereiro, foi negado nesta quinta-feira (10), dessa vez em segunda instância. A decisão é da 8ª Câmara Criminal.

Caio Silva e Souza, que acendeu o artefato explosivo que atingiu o cinegrafista, e Fábio Raposo Barbosa, que passou o objeto ao primeiro acusado, ambos na versão do Ministério Público, respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e explosão.

De acordo com os desembargadores da 8ª Câmara Criminal, as prisões estão "devidamente motivadas". O habeas corpus foi negado por maioria de votos (2 a 1). A primeira audiência do caso está marcada para o dia 25 de abril, na 3ª Vara Criminal da Capital.

Santiago Andrade foi atingido por um rojão, na altura da cabeça, durante uma manifestação realizada no dia 6 de fevereiro, na Central do Brasil. Após alguns internado, a vítima teve morte cerebral confirmada. Na ocasião, a tragédia gerou grande repercussão e mobilizou a opinião pública.