Topo

Entidades condenam prisão de jornalista em reintegração de posse no Rio

Fogo atinge um dos andares do prédio invadido da antiga Telerj Comunicações no Rio, durante a ação de reintegração realizada pela Polícia Militar - Ariel Subirá/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fogo atinge um dos andares do prédio invadido da antiga Telerj Comunicações no Rio, durante a ação de reintegração realizada pela Polícia Militar Imagem: Ariel Subirá/Futura Press/Estadão Conteúdo

Douglas Corrêa

Da Agência Brasil, no Rio

11/04/2014 14h22

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) condenaram nesta sexta-feira (11) a prisão do repórter Bruno Amorim, de "O Globo", durante cobertura de reintegração de posse no terreno da Oi, na zona norte do Rio, e pediram apuração do caso pelas autoridades. O jornalista registrava imagens da ação da Polícia Militar (PM) no terreno que ficou conhecido como Favela da Telerj quando foi imobilizado com uma chave de braço e teve os óculos arrancados por um policial sem identificação. Levado a uma delegacia, teve o celular apreendido por mais de uma hora.

A polícia do Rio de Janeiro já havia ameaçado jornalistas no começo da reintegração de posse. O repórter Leonardo Barros, também de "O Globo", foi ameaçado com voz de prisão caso não “corresse” dali. De acordo com a Abraji, ao prender Bruno Amorim e ameaçar com prisão outros repórteres, a PM do Rio presta um desserviço ao direito à informação.

As entidades também condenaram a reação dos manifestantes que resistiam à desocupação e atacaram veículos da TV Globo, do SBT e da Record. Para a Abraji, ao depredar automóveis dos meios de comunicação, "os manifestantes se unem à polícia no ataque ao direito à informação de toda a sociedade". Na mesma linha, a Abert destacou que "é extremamente preocupante" o uso de métodos violentos empregados tanto pela Polícia Militar como por cidadãos civis, com o objetivo de impedir o trabalho jornalístico e privar a sociedade do acesso à informação.