Topo

Novo protesto de ex-ocupantes de prédio da Oi tem confronto no Rio

Henrique Coelho/UOL
Imagem: Henrique Coelho/UOL

Henrique Coelho

Do UOL, no Rio

15/04/2014 16h08

Ex-ocupantes do prédio vazio da Oi no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro, e guardas municipais entraram em confronto nesta terça-feira (15), em frente à sede do Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura, na região central da cidade.

A confusão começou quando um grupo de pelo menos 50 pessoas começou a jogar pedras e outros objetos em direção aos guardas municipais, responsáveis pela segurança no interior e no entorno da sede da administração municipal.

Os ex-ocupantes ficaram revoltados após serem informados de que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos não daria mais senhas para inserção em programas habitacionais da prefeitura.

Os guardas municipais não chegaram a fazer uso de armas não letais, a exemplo de bombas de gás e de efeito moral. No momento em que eles avançaram para reprimir o grupo mais exaltado, os ex-ocupantes correram e se dispersaram.

Um outro grupo, formado por cerca de cem pessoas que se dizem ex-ocupantes do terreno da Oi --que foi objeto de uma ordem de reintegração de posse cumprida pela Polícia Militar na última sexta-feira (11)-- continuam acampados nas cercanias do Centro Administrativo São Sebastião.

"Todo mundo que estava nos Centros de Referência de Assistência Social está vindo para a prefeitura. Eles estão muito irritados. Me ofereceram o programa 'Minha Casa, Minha Vida'. Não temos como pagar o programa. Precisamos de aluguel social", disse Eliana Santos.