Topo

Prefeitura abre avenida e postes ficam no meio da via

Postes em avenida de Hortolândia (SP); perigo para os motoristas - Luiz Ricardo da Silva/TodoDia Imagem
Postes em avenida de Hortolândia (SP); perigo para os motoristas Imagem: Luiz Ricardo da Silva/TodoDia Imagem

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

15/04/2014 17h53

Há pelo menos 30 dias, quem passa pela avenida São Francisco de Assis, em Hortolândia (109 km de São Paulo), se depara com dois postes de iluminação localizados no meio da via pública.

A prefeitura, responsável por uma alteração viária que deixou os postes no local, diz que já pediu a retirada, mas não informou porque permitiu o tráfego sem sequer sinalizar a existência do equipamento. Já a CPFL, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, não confirmou o pedido de retirada nem deu prazo para que o serviço seja realizado.

Segundo moradores no bairro e motoristas ouvidos pela reportagem do UOL, a via foi duplicada recentemente e, com a obra para a ampliação das faixas, o poste ficou no asfalto.

“Não sei porque deixaram dessa forma, mas que é um perigo terrível, é”, disse Antônio Souza Ciole, 54, que mora na região.

A prefeitura informou que já solicitou a remoção dos postes pela CPFL, mas não disse quando o pedido foi feito. “Outras questões, como prazo de remoção, devem ser checadas com a empresa”, disse a administração municipal, em nota.

A CPFL respondeu que está averiguando a existência do pedido da prefeitura e que a responsabilidade pela instalação não é dela.

“A CPFL esclarece que nunca instala postes no leito carroçável de ruas e avenidas ou em frente a garagens”, informou a empresa, em nota, informando ainda que “o traçado dos postes da rede de distribuição de energia elétrica é feito de acordo com o projeto fornecido pelo Poder Público”.

Perigo

O motoboy Antônio de Souza Aragão, 28, passa pelo local todo dia e relatou que a presença dos postes confunde os motoristas. “É absurdo, nunca vi isso em lugar nenhum. Quem não sabe, só percebe o poste quando está em cima da hora”, disse.

A estagiária Analice Siqueira, 22, brincou com a situação. “Eu tirei minha carta há pouco tempo. Passei nos exames e sabia que o motorista tem de prestar atenção ao trânsito. Mas não que isso incluiria um poste no meio da rua”, disse.