Topo

Presa grávida morre após passar mal em penitenciária

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

16/04/2014 19h07

A detenta Anastácia Batista da Silva, que estava com três meses de gestação, morreu na madrugada última segunda-feira (14), após passar mal na Penitenciária Feminina de Teresina. 

Anastácia estava presa desde o mês de janeiro quando foi flagrada roubando xampu, desodorantes e outros materiais de higiene pessoal em uma loja de cosméticos na cidade de Parnaíba (335 km de Teresina).

A presa desmaiou após sentir fortes dores no abdômen e ter vomitado. Ainda não se sabe a causa da morte.

Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Piauí, a presa morreu dentro de um carro da penitenciária a caminho da maternidade do bairro Promorar.

Segundo o sindicato, atualmente existem seis presas grávidas na Penitenciária Feminina de Teresina. Dois bebês convivem com as mães e as demais internas dentro de celas inapropriadas na penitenciária. A situação precária que as internas da Penitenciária de Teresina vivem foi mostrada pelo UOL em janeiro.

Atualmente a Penitenciária de Teresina possui 115 internas e tem capacidade para 78 presas. O pavilhão que a Anastácia estava tem 75 presas.

O superintendente de Administração Penitenciária Wellington Rodrigues informou que foi aberto procedimento administrativo para investigar a morte.