Topo

Sede da Prefeitura do RJ tem policiamento reforçado por ameaça de protestos

Pablo Jacob/Agência O Globo
Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

16/04/2014 12h40

O Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na região central da capital fluminense, amanheceu com policiamento reforçado nesta quarta-feira (16) por conta da ameaça de protestos violentos por parte dos ex-ocupantes do prédio vazio da OI, no Engenho Novo, zona norte do Rio.

Um grupo de mais de 50 pessoas continua acampado nos arredores do edifício. Eles querem que a prefeitura pague aluguel social, e discordam da solução apresentada pelo governo municipal, que iniciou o cadastramento das famílias para possivelmente inseri-las no programa Minha Casa, Minha Vida.

A segurança no entorno do Centro Administrativo São Sebastião, conhecido popularmente como "Piranhão", é feito pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Carros da Tropa de Choque estão estacionados em frente ao edifício. Homens da Guarda Municipal exibem escudos e cassetetes para eventuais confrontos.

No local, nesta terça-feira (15), houve um confronto entre a unidade de operações especiais da Guarda, o GOE (Grupamento de Operações Especiais), e ex-ocupantes do prédio da Oi. A confusão começou quando um grupo de pelo menos 50 pessoas começou a jogar pedras e outros objetos em direção aos guardas.

Os ex-ocupantes ficaram revoltados após serem informados de que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos não daria mais senhas para inserção em programas habitacionais da prefeitura.

Os guardas municipais não chegaram a fazer uso de armas não letais, a exemplo de bombas de gás e de efeito moral. No momento em que eles avançaram para reprimir o grupo mais exaltado, os ex-ocupantes correram e se dispersaram.

Segundo a prefeitura, o cadastramento das famílias continua sendo feito em um ponto de apoio no bairro do Cachambi, na zona norte. Até a noite de ontem, foram cadastradas 1.253 famílias. A administração municipal tem a expectativa de cadastrar cerca de mais 800 famílias até o fim desta quarta.